Apresentação do Dossiê Temático

Autores

  • Laurindo Leal Filho - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA-USP/Br Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
  • Ivonete da Silva Lopes - Universidade Federal Federal Fluminense - UFF/Br Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

TV Pública, Comunicação Pública, TV, Rádio, EBC

Resumo

O dossiê temático Comunicação Pública: cenário e perspectivas ratifica o empenho da Revista Eptic online em acompanhar e analisar criticamente as transformações que ocorrem no campo da comunicação. Historicamente, a práxis comunicativa sob a denominação pública, em nível nacional, é relativamente recente na sociedade brasileira. Surge com a constituição da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), em 2007. Entretanto, a experiência com a radiodifusão não-comercial no país iniciou-se há quase 50 anos com a instituição das TVs Educativas, caracterizadas durante esse período por raros modelos de sucesso e pela abundância de crises. Outro formato de radiodifusão distinto do comercial foi introduzido pela Lei do Cabo (Lei nº 8.977/1995), com a reserva dos chamados canais básicos de acesso gratuito para os poderes judiciário e legislativo, além de universidades e entidades comunitárias ou educativas-culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurindo Leal Filho - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA-USP/Br, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), com mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres (1995). Publicou os livros "Atrás das Câmeras, relações entre Estado, Cultura e Televisão". "A melhor TV do mundo, o modelo britânico de televisão", "A TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão" e "Vozes de Londres, memórias brasileiras da BBC", além de artigos sobre cultura e comunicação, com ênfase na televisão, em publicações científicas e de divulgação. É professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, diretor e apresentador do programa VerTV exibido pela TV Brasil e pela TV Câmara e colunista da Revista do Brasil e do site Carta Maior. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: política, politicas públicas de comunicação, televisão, televisão pública, rádio e jornalismo. Foi Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura Municipal de São Paulo (gestão Luiza Erundina) e Ouvidor Geral da Empresa Brasil de Comunicação (2009-2011)

Ivonete da Silva Lopes - Universidade Federal Federal Fluminense - UFF/Br, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve a pesquisa "TVs Educativas e TV Brasil: desafios na integração do sistema público de comunicação". Mestre em Comunicação por esse mesmo programa com a dissertação: "TVs Educativas catarinenses: relações entre política, mercado e sociedade civil". É Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Possui experiência em assessoria de comunicação, tendo atuado no setor empresarial e público. Áreas de interesse: televisão pública/educativa, políticas de comunicação, sociedade civil e democratização da comunicação.

Downloads

Publicado

2013-05-20

Como Citar

Leal Filho - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA-USP/Br, L., & Lopes - Universidade Federal Federal Fluminense - UFF/Br, I. da S. (2013). Apresentação do Dossiê Temático. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(2), 4–5. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/936

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS