O Ministério da Cultura e a construção da TV Brasil: processos políticos, atores e mobilizações
Palavras-chave:
cultura. comunicação. políticas culturais. televisão pública. BrasilResumo
Este trabalho propõe analisar a atuação do Ministério da Cultura, na gestão do Presidente Lula e dos Ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira, na construção do que seria o primeiro serviço público de radiodifusão no Brasil, enfatizando os debates e formulações que trazem a televisão pública para o âmbito da cultura e a criação e implantação da TV Brasil, emissora pertencente à estatal Empresa Brasil de Comunicação. Embora consideremos o caráter transversal do tema, nos deteremos nas mobilizações dos atores vinculados ao Ministério da Cultura. As ações de outros setores do Governo Federal serão abordadas apenas para subsidiar a compreensão da conjuntura política no período.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.