“TV Brasil” e a democratização da televisão brasileira no atual cenário de concentração midiática

Autores

  • Márcio Acselrad - Universidade de Fortaleza - UNIFOR/Br Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Natália Maia Flávia de Lima - Universidade de Fortaleza - UNIFOR/Br Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

TV Brasil. Democratização. Globalização. Concentração. Gestão.

Resumo

O processo de globalização imprimiu uma nova realidade social, política e econômica ao planeta. Trouxe à tona uma nova tendência mercantilista de aglomeração de empresas em grandes grupos empresariais cujas atividades ultrapassam as fronteiras. As empresas de mídia também se adequaram a esta nova realidade, de modo que em muitos países percebe-se uma situação de concentração midiática, com poucas empresas atuantes no setor. Neste sentido, o presente trabalho busca compreender o fenômeno da concentração midiática, suas conseqüências e visa ainda considerar as possíveis soluções para esta problemática. Situando-se no contexto brasileiro, analisamos a nova emissora pública criada pelo Governo Federal - TV Brasil, e o efetivo potencial democratizante que ela pode representar, considerando os seus modelos de gestão, financiamento e programação.

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Biografia do Autor

Márcio Acselrad - Universidade de Fortaleza - UNIFOR/Br, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestre e Doutor em Comunicação pela UFRJ. Professor Titular de Teoria da Comunicação, de Estética e de Psicologia Social da Universidade de Fortaleza. Coordenador do Cineclube Unifor, do Cineclube Gazeta e do Laboratório de Estudos do Humor (LABGRAÇA).

Natália Maia Flávia de Lima - Universidade de Fortaleza - UNIFOR/Br, Universidade de Fortaleza

Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza.

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Publicado

2013-05-20

Como Citar

Acselrad - Universidade de Fortaleza - UNIFOR/Br, M., & Flávia de Lima - Universidade de Fortaleza - UNIFOR/Br, N. M. (2013). “TV Brasil” e a democratização da televisão brasileira no atual cenário de concentração midiática. Revista Eletrônica Internacional De Economia Política Da Informação Da Comunicação E Da Cultura, 15(2), 102–120. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/943

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS