A qualidade do conteúdo da Agência Brasil/EBC: avaliação dos requisitos “diversidade”, “pluralidade” e “cobertura de políticas pública
Palavras-chave:
Jornalismo, Qualidade, Agência Brasil, Jornalismo On LineResumo
O artigo apresenta uma avaliação da qualidade editorial da Agência Brasil (AB), agência de notícias da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), realizada com base em três requisitos: diversidade de conteúdo, pluralidade de vozes e existência de cobertura sobre políticas públicas. Além de gerar um diagnóstico inicial sobre o noticiário da agência, a pesquisa visa também testar a metodologia empregada para a avaliação a fim de detectar possíveis insuficiências ou limitações que possam ser aperfeiçoadas para eventual incorporação numa política de avaliação de qualidade de organizações jornalísticas. Como resultados, o artigo apresenta as deficiências encontradas na cobertura da AB, analisa a viabilidade da metodologia para uso regular na avaliação da qualidade editorial de organizações jornalísticas e sugere mecanismos de gestão editorial para alcançar resultados melhores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eptic adota a CC BY-NC-SA 4.0 onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, para fins não comerciais e somente desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
Ao submeterem qualquer texto à Revista, os autores declaram que os materiais apresentados estão livres de direito cópia (copyright), não cabendo, portanto, à Revista EPTIC e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. As submissões, se aprovadas, serão publicados pela Revista sob a licença Creative Commons CC BY-NC-AS.