Dossiê temático: Consciência Histórica e História Pública

2022-10-01

Dossiê temático: Consciência Histórica e História Pública

Organização: Prof. Dr. Aaron Sena Cerqueira Reis

Vol. 17, nº 32, primeiro semestre (2023). Prazo de submissão: 30 de abril de 2023

Nas últimas décadas, pesquisadores do Ensino de História têm recorrido ao conceito de consciência histórica a fim de compreender um conjunto de operações mentais por meio das quais atribuímos sentido à experiência humana no tempo. Influenciada pela cultura histórica e materializada na narrativa histórica, a consciência histórica representa um produto e ao mesmo tempo processo de uma construção cognitiva que se faz não apenas em espaços formais de ensino, como a escola, mas também em espaços informais, geralmente aqueles fora do sistema escolar convencional.

Paralelamente, assistimos a emergência da História Pública, uma abordagem que valoriza a produção do conhecimento histórico empreendida não apenas pelo historiador de ofício, mas também por profissionais relacionados a centros de memória, museus, arquivos, televisão, cinema, revistas, além de outros espaços. De maneira dialógica, integrada e responsável, estes lugares podem contribuir com importantes debates e, também, com a formação da consciência histórica de diferentes sujeitos.

Com este dossiê, pretendemos congregar artigos que abordem a influência de saberes históricos, produzidos em diferentes espaços, para a formação da consciência histórica de estudantes da educação básica ou superior, professores, profissionais da educação, entre outros. É interesse deste dossiê discutir e problematizar temas relacionados aos movimentos feministas, LGBTQIAP+, das populações negra e indígena; fenômenos como os negacionismos e as fake News; além dos impactos, ainda presentes, da pandemia da COVID-19.

 

Referências

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; RODRIGUES, Rogério Rosa (orgs.). História pública em movimento. São Paulo, SP: Letra e Voz, 2021.

HERMETO, Miriam; FERREIRA, Rodrigo de Almeida (orgs.). Dossiê: Ensino de História e História Pública. História Hoje, São Paulo, v. 8, n. 15, 2019.

MONTEIRO, Ana Maria; RALEJO, Adriana (orgs.). Cartografias da Pesquisa em Ensino de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.

RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. História da Historiografia, n.2, p.163-209, mar. 2009.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.