Chamada 2024.1 (v.18 n. 34) Dossiê temático: Gênero e suas intersecções para o ensino de história

2024-01-19

Organização:

Profa. Dra. Claudia Regina Nichnig – Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD.

Profa. Dra. Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS.

Prof. Dr Jorge Luiz Zaluski – Universidade Federal de Sergipe, UFS.

 

Prazo para submissão de trabalhos: 15/05/2024

 

Estudos de Gênero e Ensino de História são duas áreas do conhecimento que propuseram muitas inovações na construção do saber histórico. Já consolidadas em muitos espaços, sobretudo acadêmicos, o avançar dos estudos permite rever e construir novas epistemologias nesses dois campos e estabelecer diálogos tão necessários tanto para as pesquisas como no ensino. As pesquisas de gênero em uma perspectiva histórica nos auxiliam em compreender distintos processos históricos em que gênero atua como constituinte do tecido social formado a partir de relações sociais generificadas. Contudo, novos olhares sobre o assunto nos instigam a perceber outras marcações sociais que interseccionam e agem (como são atuantes) nos sujeitos, configurando o contexto histórico em que vivem. Ensinar história exige observar e compreender a movimentação desses processos e, junto da construção do conhecimento histórico a partir do olhar interseccional, podemos pensar historicamente sobre as transformações sociais, suas rupturas e permanências até o tempo presente. Nesse sentido, ensinar sobre o tempo histórico a partir de uma perspectiva interseccional é propor a compreensão sobre a pluralidade de sujeitos e tensões que atuam na configuração social, mas, sob a intenção de intervenção, propor novos futuros a partir das especificidades observadas. Deste modo, este dossiê busca reunir trabalhos que se dedicam aos estudos de gênero em uma perspectiva interseccional e sua aprimoração para o ensino de história. Assim, são bem vindas propostas que utilizam de distintas fontes históricas, intencionam em problematizar o passado, construir o conhecimento histórico e a problematização de currículos, livros didáticos, propostas pedagógicas, legislações, literatura, dentre outros temas que nos auxiliam na construção do saber e aprendizagem histórica.