O cotidiano afetivo-sexual no brasil colônia e suas consequências psicológicas e culturais nos dias de hoje

Autores

  • Marcel de Almeida Freitas Faculdade FEAD-MG

Resumo

O texto objetiva pontuar alguns aspectos salientes dasrelações de gênero e da cultura sexual concernentes aoperíodo colonial brasileiro e mostrar como muitos destesaspectos passaram a integrar o pensamento coletivo,apesar das diferenças regionais, de classe social e se omeio atualmente considerado é urbano ou rural. Assim,na interface da história, da antropologia e da psicologia,o artigo salienta as formas de interação interpessoais ehábitos do campo afetivo e sexual do povo brasileiro quevieram se alicerçando ao longo dos séculos, sendo marcadospor fenômenos estruturais mais amplos, como aescravidão e o patriarcalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcel de Almeida Freitas, Faculdade FEAD-MG

Antropólogo. Mestre em Psicologia Social. Professor Históriada Cultura e História do Brasil Faculdade FEAD-MG.Pesquisador colaborador FAE/UFMG

Downloads

Publicado

2011-10-31

Como Citar

FREITAS, Marcel de Almeida. O cotidiano afetivo-sexual no brasil colônia e suas consequências psicológicas e culturais nos dias de hoje. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 5, n. 9, p. 63–68, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/1577. Acesso em: 22 dez. 2024.