A Loucura entre a paranoia querelante e o alcoolismo crônico: dois casos de interdição civil em Sergipe (1941-1942)
Palavras-chave:
Interdição civil, Loucura, PsiquiatriaResumo
O drama da interdição civil, a partir de 1941, no Hospital Colônia Eronides de Carvalho em Aracaju (SE) é o objeto desse estudo. A tríade formada: medicina social na figura do psiquiatra, o juiz e a família tecerem o destino do interditado, tendo a perícia médica definido através do atestado da loucura. Foram selecionados dois casos de interdição civil, analisando-os em uma perspectiva de classe social diferenciada. Esta análise tem uma ligação entre o Judiciário e a Psiquiatria numa relação de poder determinante no internamento que era uma das consequências para o interditado.
Downloads
Métricas
Referências
BALLONE, Geraldo José. Pericia Psiquiátrica. Disponível: https://psiqweb.net/index.php/forense/pericia-psiquiatrica/ . Acesso em: 23 de set. 2021.
Brasil. Do direito de Família - Código Civil de 1916. Disponível em: http://www.soleis.adv.br/direitodefamiliacodcivil.htm. Acesso em: 25 de set. 2021.
Brasil. Decreto nº 24.559 - De 3 de julho de 1934. Dispõe sôbre a profilaxia mental, a assistência e proteção à pessôa e aos bens dos psicopatas, a fiscalização dos serviços psiquiátricos e dá outras providências. Disponível em: https://legis.senado.gov.br/norma/446989/publicacao/15615278
Acesso em: 22 de set. 2021
CARVALHO NETO, Antônio Manoel de. Um caso de interdição - Aspectos médicos-legais. Aracaju: Regina, 1937.
CASTEL, Robert. A ordem psiquiatra: a idade de ouro do alienismo. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
COSTA, Jurandir Freire. História da Psiquiatria: um corte ideológico. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
CUNHA, Maria Clementina Pereira. O espelho do mundo – Juquery, a história de um asilo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FOUCAULT, Michel. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Perspectiva, 1978.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collége de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FOUCAULT, Michel. O poder psiquiátrico: curso dado no Collège de France (1973-1974). São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GOFFMAM, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MEDEIROS, Maria Bernadette de Moraes. Interdição civil: uma exclusão oficializada? In: Revista Virtual & Contextos. Nº 5, ano V, novembro 2006.
ODA, Ana Maria Galdini Raimundo. A teoria da degenerescência na fundação da psiquiatria brasileira: contraposição entre Raimundo Nina Rodrigues e Juliano Moreira. Psychiatry on line Brazil. Disponível em
: http://www.polbr.med.br/ano01/wal1201.php . Acesso em: 21 de out. 2021.
SANTOS, Bruna Ismerin Silva. Aos loucos, os alienistas. Médicos, família e justiça em Salvador. (1870 – 1910). Salvador: UFBA, 2009.
SCHIRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Resenha de “Processos de interdição: família, direito e medicina fabricando capacidade e incapacidades”, de Alexandre Zarias. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. Outubro, 2006/vol. 21, nº 062. Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo.
STRATHEN, Paulo. Foucault (1926-1984) em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
TEIXEIRA, Eduardo Henrique. Perícia Psiquiátrica em Direito Civil .Disponível em: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=368&sec=30 . Acesso em 15 set. 2021.
Fontes:
Arquivo do Poder Judiciário do Estado de Sergipe. Processo de interdição. Fundo Aju / C. 2º of. Série Cível. Nº Geral: 2301. Caixa 01.
Ofícios da segurança pública. SP5-259 no Arquivo Público do Estado de Sergipe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)