Representações fotográficas da Amazônia oitocentista

análise de sete fotografias de Christopher Albert Frisch

Autores

  • Caroline Ivanski Langer UFPR

Palavras-chave:

Fotografia Brasileira, Amazônia, Christopher Albert Frisch

Resumo

A proposta deste trabalho é estudar as fotografias da Amazônia produzidas por Christoph Albert Frisch em 1865. A expedição percorreu o Alto do Rio Amazonas e legou imagens que posteriormente foram exibidas na Exposição Universal de Paris de 1867, logrando a premiação de menção honrosa. Vislumbra-se uma reflexão crítica sobre o olhar estrangeiro e moderno para a realidade da região amazônica, que mesclava elementos de civilização e modernização com elementos exóticos e selvagens segundo os discursos da época. Para uma análise mais profunda da expedição, os motivos fotográficos foram divididos em a) população indígena; b) fauna; c) flora; e d) Manaus. A pesquisa revela parte da dinâmica de interesses estrangeiros sobre a região amazônica na metade do século XIX, destacando um Brasil subserviente às ambições do Velho Mundo, mesmo após décadas de sua independência política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. Preciosidades do acervo: as primeiras fotografias da Amazônia. Resultado de uma expedição fotográfica pelo Solimões ou Alto Amazonas e Rio Negro,realizada por conta de G. Leuzinger, Rua do Ouvidor 33 e 36, pelo Sr. A. Frisch, descendo o rio num barco com dois remadores, desde Tabatinga até Manaus. Anais da Biblioteca Nacional, v. 122, 2007. p. 339-362. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/402630/per402630_2002_00122.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

CHIARELLI, Tadeu. História da Arte / História da Fotografia no Brasil - século XIX: algumas considerações. ARS, São Paulo, v. 3, 2005. p. 78-87. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ars/v3n6/06.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

COSTA, Kelerson Semerene. Apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia: uma abordagem continental. FLACSO-Brasil, Rio de Janeiro, 2009. 25 p. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2014/12/Kelerson_Costa.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

DAOU, Ana Maria. A Belle Époque Amazônica. São Paulo: Zahar, 1999.

FRANCE. L'Exposition universelle de 1867 illustrée: publication internationale autorisée par la Commission impériale. Paris: E. Dentu, 1867. Digitalizado pela Universidade de Ottawa, em 2010. Disponível em: https://archive.org/details/lexpositionunive01expo. Acesso em: 01 out. 2020.

GÂMBERA, José Leonardo Homem. Fotografia na Amazônia brasileira: considerações sobre o pioneirismo de Christoph Albert Frisch (1840-1918). Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, v. 20, 2013. p. 180-197. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/81051/84700. Acesso em: 25 set. 2020.

HARDMAN, Francisco. Trem-fantasma: a ferrovia Madeira-Mamoré e a modernidade na selva. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. 6 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020.

MAUAD, Ana Maria. Imagens de Outro Brasil: o patrimônio fotográfico da Amazônia oitocentista. Locus: Revista de História. Juiz de Fora, vol. 16, n.2, p.131-153, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20153/10733. Acesso em: 25 set. 2020.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SOUZA, Julio Cesar Conejo de. Efígies do distante: o 'outro' e a Amazônia nas fotografias de Christoph Albert Frisch. 2018. 170 f. Dissertação [Mestrado] - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-06082018-164916/publico/2018_JulioCesarConejoDeSouza_VCorr.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

SUZANO JÚNIOR, Barthon. Albert Frisch (1840-1918): trabalhador, imigrante, fotógrafo. In: PELEGRINELLI; GODOI (orgs.). Anais do VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] III Encontro Internacional de Estudos da Imagem [livro eletrônico]. Londrina, 2017. p. 41-61. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/2017/wp-content/uploads/2016/08/3-Debates.pdf#page=42. Acesso em: 25 set. 2020.

TACCA, Fernando de. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. Hist. cienc. saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 18, 2011. p. 191-223. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v18n1/12.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo - 1839/1889. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

VASQUEZ, Pedro Karp. A fotografia no Império. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

IVANSKI LANGER, Caroline. Representações fotográficas da Amazônia oitocentista: análise de sete fotografias de Christopher Albert Frisch. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 16, n. 31, p. 32–53, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/17933. Acesso em: 22 dez. 2024.