Armados para a Brincadeira
bacamarteiros de Inhapi, Alagoas, Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.61895/pl.v17i33.19800Palavras-chave:
Memória, Inhapi, BacamarteirosResumo
Este artigo apresenta uma breve análise sobre a tradição do Bacamartismo no município de Inhapi, sertão alagoano. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo conhecer a origem da tradição no país, compreender de que maneira esse folguedo foi introduzido no município, bem como registrar as lembranças e vivências ainda presentes na memória dos brincantes. Para isso, utilizou-se um levantamento bibliográfico do que foi produzido sobre a temática e de forma metodológica adotou-se a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa por meio da História Oral. Dessa forma, obtivemos êxito na concretização dos objetivos e o conteúdo produzido contribui para que esse folguedo tenha maior visibilidade entre os brasileiros e, principalmente, entre os alagoanos.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, Adriano Alves de. Quando portar uma arma é crime no Brasil?. Brasil, 14 mar. 2019.
BONALD NETO, Olímpio. Bacamarte, pólvora e povo. 4. Ed. Recife: Cepe, 2018.
LIMA, George Michael Alves de. Os bacamarteiros de Caruaru. Recife, 2013. 126 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, CFCH/PPGA, 2013.
MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
OLIVEIRA, Allyne Jaciara Alves Rios. O Direito à Educação Escolar Indígena e a Saga do Povo Koiupanká: a resistência de uma escola “que não existe”. In: Anais do VIII CONINTER. Anais. Maceió (AL) Unit/AL, 2019.
OLIVEIRA, Allyne Jaciara Alves Rios; MELO, Amanda Monteiro; VILLAR, Elis Lidiane do Nascimento; MELO, Lucicleia Costa de. Inhapi: Cidade da gente: estudos regionais fundamental. 1. ed. Fortaleza/CE: Didáticos Editora, 2020.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.
SILVA, Paula Bezerra da. Bacamarteiros: Um tiro de guerra que se fez arte. Livro Reportagem. 1ª. ed. Brasil, 2010.
SOARES, Adeilson. Os Bacamarteiros de Lagoa dos Gatos, Batalhão 51: (22) p. il. 2016. Monografia (Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Cultural) – IHAC/UFBA, Salvador, 2016.
VASCONCELOS, Cleidson José Rocha. Armas de Fogo & Autoproteção: Técnicas, táticas e procedimentos. Porto Alegre: Alcance, 2015. 216 p. ISBN 978-85-67248-31-8.
FONTES ORAIS
ALVES, Antônia Lins. Entrevistada por Vanessa Biserra Pereira em 08/10/2022. In. Biblioteca da UFAL/Campus do Sertão. Delmiro Gouveia – Alagoas.
ALVES, Zenário Lopes. Entrevistado por Vanessa Biserra Pereira em 08/10/2022. In. Biblioteca UFAL/Campus do Sertão. Delmiro Gouveia – Alagoas.
BISERRA, José Lopes. Entrevistado por Vanessa Biserra Pereira em 27/08/2022. In. Biblioteca da UFAL/Campus do Sertão. Delmiro Gouveia – Alagoas.
BISERRA, Valério de Souza. Entrevistado por Vanessa Biserra Pereira em 08/10/2022. In. Biblioteca da UFAL/Campus do Sertão. Delmiro Gouveia – Alagoas.
PEREIRA, América Beserra dos Santos. Entrevistada por Vanessa Biserra Pereira em 09/10/2022. In. Biblioteca da UFAL/Campus do Sertão. Delmiro Gouveia – Alagoas.
SILVA, Genivaldo Vieira da. Entrevistado por Vanessa Biserra Pereira em 27/08/2022. In. Biblioteca da UFAL/Campus do Sertão. Delmiro Gouveia – Alagoas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-01-04 (2)
- 2023-12-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)