Imigração e educação

resistências e acolhimento no espaço intercultural das escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i35.21034

Palavras-chave:

Imigração, Educação, Fronteira

Resumo

Nosso trabalho é resultado da interlocução entre pesquisadoras de estudos fronteiriços e tem como foco uma discussão sobre processos de imigração, espaços escolares e acolhimento em territórios de fronteira no Brasil. Observamos nas últimas décadas processos de deslocamentos humanos causados principalmente por guerras civis, perseguições políticas e religiosas, vulnerabilidade econômica e desastres ambientais. Nesse contexto, a metodologia investigativa adotada considera a análise documental e de narrativas com o objetivo de compreender a geopolítica da fronteira, especialmente com a Bolívia e suas complexidades culturais, políticas, sociais e educacionais. Destacamos os fundamentos sobre as migrações contemporâneas para pensar o sujeito imigrante no território brasileiro e seu processo de acolhimento, onde o direito à educação é inalienável.

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Biografia do Autor

Vanessa Generoso Paes, UFAC

Professora Adjunta Universidade Federal do Acre

Doutora em História Social

Luciana Riça Mourão Borges , Departamento Acadêmico de Geografia (DAG)/ Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) - UNIR

Docente (Departamento Acadêmico de Geografia)

Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Rosa Martins Costa Pereira , Pesquisadora do GET/IFRO

Doutora em Geografia

Pesquisadora do GET/IFRO

Zuila Guimarães Cova dos Santos , Professora do Departamento de Ciências da Educação – UNIR

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Professora do Departamento de Ciências da Educação – UNIR.
Desenvolve pesquisa na área da educação, escolas em área de fronteira
internacional, cultura, formação de professores e migrações.

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Publicado

2024-12-31 — Atualizado em 2025-01-08

Versões

Como Citar

PAES, Vanessa Generoso; BORGES , Luciana Riça Mourão; PEREIRA , Rosa Martins Costa; SANTOS , Zuila Guimarães Cova dos. Imigração e educação: resistências e acolhimento no espaço intercultural das escolas. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 35, p. 205–223, 2025. DOI: 10.61895/pl.v18i35.21034. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21034. Acesso em: 15 jan. 2025.