Teorias feministas e a Didática da História no contexto dos 60 anos do golpe civil-militar de 1964

intersecções e diálogos interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21202

Palavras-chave:

Didática da História, Ditadura e ensino de história, Teorias feministas

Resumo

No contexto de rememoração brasileiro por ocasião dos 60 anos do golpe civil-militar de 1964, o campo das humanidades mostra-se atingido por fenômenos diversos e convergentes, entre os quais consideramos dois: a Didática da História como ponto de inflexão\reflexão sobre os termos básicos do ensino-aprendizagem tal como vêm sendo praticados ao menos nos últimos 30 anos; e a necessidade de um balanço das novas abordagens historiográficas e metodologias de ensino sobre o golpe e a ditadura diante do emergência e reprodução dos negacionismos, revisionismos e falseamentos históricos que recaem sobre a temática no espaço público. Postulamos que o gênero atravessa ambas as transformações e, a partir das teorias feministas (entre outras possibilidades), pode conduzi-las na direção da ampliação da consciência histórica de jovens estudantes da educação básica e do ensino superior a respeito da ditadura e da memória histórica da violência e do autoritarismo no país. Para discutir as questões propostas, vamos fazer uso da seguinte fonte: o Relatório entregue por Inês Etienne Romeu à Ordem dos Advogados do Brasil (1980) incluindo sua declaração (1981), o chamado “Relatório Inês”, a respeito dos três meses em que esteve em poder dos militares, desde que fora detida, em 5 de maio de 1971, escrito em setembro daquele ano. 

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Biografia do Autor

Nashla Dahás, UENP

Doutora em História Social pela UFRJ. Pós-doutorado em História do Tempo Presente pela UDESC.

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

DAHÁS, Nashla. Teorias feministas e a Didática da História no contexto dos 60 anos do golpe civil-militar de 1964: intersecções e diálogos interdisciplinares. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 34, p. 139–155, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i34.21202. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21202. Acesso em: 29 out. 2024.