A Psicologia na formação continuada de professoras primárias na Revista Criança e Escola (1963-1972)
DOI:
https://doi.org/10.61895/pl.v18i35.21916Palavras-chave:
Pabaee, revistas pedagógicas, Formação de professores primáriosResumo
O artigo analisa as perspectivas teóricas em Psicologia adotadas na Revista Criança e Escola, instrumento de formação e de divulgação de novos métodos pedagógicos desenvolvidos pelo Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (Pabaee). O órgão foi criado a partir de um acordo de cooperação entre Brasil e Estados Unidos, com sede em Belo Horizonte, em 1956. Foram analisados os 34 volumes produzidos entre 1963 a 1972 e, em diálogo com Roger Chartier e Michel de Certeau, identificamos as apropriações de obras e teorias em Psicologia em matérias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Defendida como saber imprescindível para fundamentar a prática docente, destacam-se como matrizes de referência Arnold Gesell, Jean Piaget e Sigmund Freud enquanto questionava-se a eficácia dos novos métodos e recursos audiovisuais para a diminuição da evasão e da repetência.
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