A Psicologia na formação continuada de professoras primárias na Revista Criança e Escola (1963-1972)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i35.21916

Palavras-chave:

Pabaee, revistas pedagógicas, Formação de professores primários

Resumo

O artigo analisa as perspectivas teóricas em Psicologia adotadas na Revista Criança e Escola, instrumento de formação e de divulgação de novos métodos pedagógicos desenvolvidos pelo Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (Pabaee). O órgão foi criado a partir de um acordo de cooperação entre Brasil e Estados Unidos, com sede em Belo Horizonte, em 1956. Foram analisados os 34 volumes produzidos entre 1963 a 1972 e, em diálogo com Roger Chartier e Michel de Certeau, identificamos as apropriações de obras e teorias em Psicologia em matérias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Defendida como saber imprescindível para fundamentar a prática docente, destacam-se como matrizes de referência Arnold Gesell, Jean Piaget e Sigmund Freud enquanto questionava-se a eficácia dos novos métodos e recursos audiovisuais para a diminuição da evasão e da repetência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Yumi Jinzenji, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), com mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela mesma universidade. Na graduação, leciono disciplinas relacionadas à Psicologia da Educação em cursos de licenciatura. Sou, também, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, pesquisadora vinculada ao GEPHE (Centro de Pesquisas em História da Educação) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita. Desenvolvo pesquisas nas áreas de História da Educação na interface com a História da Leitura e a História das Culturas do Escrito, com ênfase em: educação das mulheres, impressos periódicos do século XIX e XX, história de práticas de leitura e de escrita, história dos jovens. Atuei como Editora Geral de Educação em Revista - UFMG (2019-2022).

Bruna Reis Afonso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação (PPGE/ UFMG). Mestra em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Graduada em História pela mesma instituição no ano de 2014. Durante o segundo semestre de 2012 realizou intercâmbio na Universidad Nacional del Este (Paraguai) pelo programa Escala Estudantil. É Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de História - Travessia (FAFICH/UFMG) e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura Escrita (FaE/UFMG). Atualmente, é professora na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Tem interesse nas seguintes áreas: Ensino de História, História dos livros didáticos, Ditaduras de Segurança Nacional, Formação Docente e Impressos.

Raquel Cabral de Sousa Lucas, Universidade Federal Minas Gerais

Raquel Cabral de Sousa Lucas é estudante de Licenciatura em História na Universidade Federal de Minas Gerais, onde começou seus estudos em 2020. Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e, atualmente, participa de uma iniciação científica sob orientação da professora Mônica Yumi Jinzenji, na âmbito da História da Educação. Ao longo de sua graduação, Raquel estagiou no Centro de Memória da Veterinária (Cememor-VET) da Escola de Veterinária da UFMG (EV-UFMG) e no Centro de Pesquisa, Memória e Documentação da FaE (CEDOC/FaE/UFMG). Além disso, está envolvida no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita e no Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

Referências

ABREU, Claudia Bergerhoff Leite de; EITERER, Carmem Lucia. A ênfase metodológica na formação de professores no PABAEE. LINHAS, Florianópolis, v. 9, n. 1, p.93-108, jan./jun. 2008.

AEBLI, Hans. Una didáctica fundada en la psicología de Jean Piaget. Buenos Aires: Editorial Kapelusz, 1958.

BASSA ZEM, Maria Lúcia. As políticas educacionais no período de 1956 a 1979, no município de São José dos Pinhais: a Escola Normal Colegial Estadual Henrique Pestalozzi. Revista Diálogo Educacional, vol. 5, núm. 14, p. 1-14. Jan-abr, 2005. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7076

BASTOS, Lília da Rocha. Audiovisual & Escola Moderna. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 1, p. 28-30, set, 1963.

BASTOS, Lília da Rocha. AV para você: mural didático. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 3, p. 38-40, mar, 1964.

BASTOS, Maria Helena Camara. As revistas pedagógicas e a atualização do professor: A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992). In: CATANI, Denice Barbara, BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Educação em revista - a imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 1997, p. 47-75.

___________. Espelho de papel: a imprensa e a história da educação. In: ARAÚJO, José Carlos, GATTI JÚNIOR, Décio (Orgs.). Novos temas em História da Educação: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores associados; Uberlândia: Edufu, 2002, p.151-174.

BRITO, Arlete de Jesus. A USAID e o Ensino de Matemática no Rio Grande do Norte. Boletim de Educação Matemática, vol. 21, núm. 30, 2008, p. 1-25.

BICCAS, Maurilane de Souza. Da revista à leitura: a formação dos professores e a conformação do campo pedagógico em Minas Gerais (1925-1940). In: ARAÚJO, José Carlos, GATTI JÚNIOR, Décio (Orgs.). Novos temas em História da Educação: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores associados; Uberlândia: Edufu, 2002, p.175-196.

BICCAS, Maurilane de Souza. “Nossos concursos” e “a voz da prática”: a Revista do Ensino como estratégias de formação de professores em Minas Gerais (1925-1930). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, nº. 4, p. 155-166, jan./dez. 2005.

___________. O Impresso como estratégia de formação. Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas; NEPOMUCENO, Denise Maria. O funcionalismo europeu: Claparède e Piaget em Genebra, e as repercussões de suas ideias no Brasil. In: JACÓ-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira (Orgs.). História da Psicologia - Rumos e percursos. Rio de Janeiro: NAU, 2008, p. 243-264.

CASPARD, Pierre, CASPARD, Penélope. Imprensa pedagógica e formação contínua de professores primários (1815-1939). In: CATANI, Denice Barbara, BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Educação em revista - a imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 1997, p. 33-46.

CASTRO, Rosane Michelli de, SILVA, Vandeí Pinto da, MOURA, Cláudia Cristina de Farias dos Santos de. O que é Jardim da Infância: aspectos para uma pauta de discussões sobre defesas em conflito na história da Educação Infantil brasileira (1960). Zero a Seis. Florianópolis. v. 19, n. 36 p. 464-477. jul-dez 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p464

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

CLAPARÈDE, Édouard. Psicologia da Criança e Pedagogia Experimental. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 1934.

COSTA, Reginaldo Rodrigues da. A matemática na escola primária paranaense na década de 1960: orientações metodológicas e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 16, n. 48, p. 423-443, maio/ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS08

CRIANÇA E ESCOLA. Fala do presidente. Belo Horizonte, nº 24, pg. 11, 1970.

CRIANÇA E ESCOLA. Texto e contexto. Belo Horizonte, nº 11, pg. 48, jun, 1966.

CRIANÇA E ESCOLA. Texto e contexto. Belo Horizonte, nº 14, pg. 7, jul/set, 1967.

CUNHA, Luiz Antônio. O legado da ditadura para a educação brasileira. In: Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, abr.-jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302014000200002

FERRAZ, João de Souza. Noções de Psicologia da criança - com aplicações educativas. São Paulo: Edição Saraiva, 1962.

FERREIRA, Maria Luiza A. C. Liberdade, afeição e disciplina se integram. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 25, p. 2-5, 1970.

FERREIRA, Maria Luiza A. C.; MILLER, Frances P. Como a criança aprende. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 7, p. 1-6, jun, 1965.

FERREIRA, Maria Luiza A. C.; MILLER, Frances P. Como a criança aprende. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 26, p. 2-8, fev/mar, 1971.

FERREIRA, Pedro de Figueiredo. Fatores Emocionais na Aprendizagem. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1960.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Imprensa pedagógica: um estudo de três revistas mineiras destinadas a professores. 2000. 283f. Doutorado em Educação. Faculdade de Educação -Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

FRANÇA, Aldaíres Souto, LEITE, Juçara Luzia. Habilidades de Estudos Sociais para a professora primária: circulação e apropriação de representações em um projeto de aperfeiçoamento de professores. Revista História Hoje, v. 2, nº 3, p. 235-249, 2013. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v2i3.79

FRANÇA, Terezinha. A psicologia ajuda a professora. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 6, p. 1-4, mar, 1965.

FRANÇA, Terezinha. Pensar é atuar. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 17, p. 4-6, jan/mar, 1969.

FREIRE, Larissa. Tão voltado para o futuro e tão consciente do seu passado: o Colégio Pedro II no contexto da Lei 5692/71. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024.

FREITAS, Maria da Glória de. Por que comemoramos o dia da árvore? Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 1, p. 13-17, set, 1963.

GATTI JUNIOR, Décio; GUIMARÃES, Rosângela Maria Castro. As reformas educacionais em Minas Gerais: dos ambiciosos ideais formativos em âmbito estadual à preparação para o trabalho nas políticas nacionais (1892–1976). In: NETO, Wenceslau Gonçalves, CARVALHO, Carlos Henrique de. (Orgs.). História da Educação em Minas Gerais: da Colônia à República. Volume 3 – República. Uberlândia: Editora EDUFU, 2019. p. 157-221.

HURLOCK, Elizabeth B. Child development. New York and London: McGraw-Hill Book Company Inc. 1942.

JACÓ-VILELA, Ana Maria, FERREIRA, Arthur Arruda Leal, PORTUGAL, Francisco Teixeira (Orgs.). História da Psicologia - Rumos e percursos. Rio de Janeiro: NAU, 2008.

JACQUIN, Guy. As grandes linhas da Psicologia da criança. 8a ed. Rio de Janeiro: Record, s.d.

JERSILD, Arthur T. Psicologia da Criança. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Limitada, 1966.

KULESZA, Wojciech A. A escola de aperfeiçoamento de Belo Horizonte e a profissionalização das professoras. Paidéia (Belo Horizonte), 14 (21), p. 71-88 jan./jun 2019a.

KULESZA, Wojciech A. A escola de aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Curitiba: Appris, 2019b.

LOPES, Helena. Recortes de jornais na aprendizagem da aritmética. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº experimental, p. 10-13 e 30, set, 1963.

LUGLI, Rosario S. Genta. O trabalho docente no Brasil: O discurso dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais e das entidades representativas do magistério (1950-1971). 2002. 223 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

OSTERIETH, Paul. Introdução à Psicologia da criança. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.

PAIVA, Edil Vasconcelos, PAIXÃO, Léa Pinheiro. PABAEE (1956-1964) – A americanização do ensino elementar no Brasil? – Niterói: EdUFF, 2002.

PEIXOTO, Maria Onolita. Uma idéia torna-se realidade. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº experimental, segunda capa, set, 1963.

PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura S.A., 1958.

RAFAEL, Georgina; FERREIRA, Maria Luiza de Almeida Cunha. Que você vê, quando vê uma criança?. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº experimental, p. 2-4, jan, 1963.

SANTOS, Daise Silva dos, MIGNOT, Ana Chrystina, PERDOMO, Selma Barbosa. À beira do cais: um divulgador das ideias de Édouard Claparède em Minas Gerais. Educação em revista. 2021; 37:e24999. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469824999 consulta em 09/08/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469824999

SANTOS, Maria Neves dos. Criança & Criança. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 8, p. 5-8, set, 1965. nº 9, p. 24-29, dez, 1965.

SILVA, Emerson Correia da. As apropriações e representações de Édouard Claparède no Brasil (1928-1973). Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/UNESP, campus de Marília/SP. 285 f. 2013. file:///C:/Users/convidado/Downloads/silva_ec_dr_mar.pdf consulta em 09/08/2024.

SILVA, Marina Vieira da. AV para você. Criança e Escola, Belo Horizonte, nº 7, p. 32-33, jun, 1965.

TOLEDO, Maria Rita de Almeida. A Companhia Editora Nacional e a política de editar coleções: entre a formação do leitor e o mercado de livros. In: BRAGANÇA, Aníbal; ABREU, Márcia (Orgs.). Impresso no Brasil. Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Traduções culturais do livro como pensamos da coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1981). Hist. Educ. 17(39) jan./abr/2013, p. 57-78 DOI: https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100005

TOLEDO, Maria Rita de Almeida; CARVALHO, Marta. A tradução de John Dewey na coleção autoral Biblioteca da Educação. In: Educ. Soc. 38 (141) p. 999-1015, out-dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017157307

WASCHINEWSKI, Susane da Costa; RABELO, Giani. A escola agora é outra: o Programa de Assistência Brasileiro Americana ao Ensino Elementar – PABAEE (1956 a 1964). Educação, Santa Maria, vol. 42, núm. 3, p. 535-554, setembro-dezembro, 2017. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644428089

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

JINZENJI, Mônica Yumi; AFONSO, Bruna Reis; LUCAS, Raquel Cabral de Sousa. A Psicologia na formação continuada de professoras primárias na Revista Criança e Escola (1963-1972). Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 35, p. 71–96, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i35.21916. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21916. Acesso em: 15 jan. 2025.