Puras, Inocentes e Virtuosas
a pedagogia cultural da Revista A Palavra e a educação das mulheres no final do S´éculo XIX
DOI:
https://doi.org/10.61895/pl.v18i35.21926Palavras-chave:
Educação; Mulheres; Pedagogias culturais;Resumo
O presente trabalho teve como objetivo discutir os principais aspectos da pedagogia cultural empreendida por A Palavra, uma revista literária do final do século XIX dedicada à instrução e recreio da mulher. A análise documental da coluna A Mulher, veiculada entre os anos de 1891 e 1897, evidenciou que a educação feminina se restringia a ensinamentos que priorizavam o lar e a família, reforçando estereótipos de gênero e associando a mulher a atributos como "pureza", "inocência" e "virtude". Ao veicular matérias que retratavam a mulher como submissa e dependente do homem, a revista desempenhou um papel significativo na formação de suas identidades. Apesar dos avanços na escolarização formal e na formação de professoras, as representações veiculadas na revista reafirmavam a ordem social vigente, vinculando a mulher à esfera privada e limitando seu papel às funções domésticas.
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