Submarinos no Mar & Soldados na Praia: A militarização da costa sergipana no tempo da II Guerra (1942-1945)
Resumo
Os historiadores sociais do mar, que estudam a Costa doBrasil durante a II Guerra Mundial, vivem atualmente umintenso processo de renovação temática nas principaisuniversidades do país. Na escalada desse conflito, o litoralsergipano apresenta-se como uma microrregião repletade memórias bélico-náuticas, todas elas em sintonia comum sentimento global de insegurança. Através da análisedas fontes foi possível entender como a sociedadelocal vivenciou profundas transformações em seu cotidiano.Esta investigação histórica, portanto, estuda asimpressões dos aracajuanos diante do objeto delimitadocomo Guerra Submarina no período de 1942, início dostorpedeamentos dos navios, até o ano de 1945, quandoo mundo livrou-se da II Guerra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-04-30
Como Citar
CRUZ, Luiz Antonio Pinto. Submarinos no Mar & Soldados na Praia: A militarização da costa sergipana no tempo da II Guerra (1942-1945). Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 5, n. 8, p. 25–35, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/3081. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres - Fluxo Contínuo
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)