O Futuro do Sertão: paisagens urbanas, memória e natureza – Goiás (séculos XVIII –XIX)
Resumo
O processo de implantação de núcleos urbanos e de povoamento de Goiás, no século XVIII, está associado à transformação da natureza e ao domínio do território que se
estruturou durante a prevalência da mineração. As cidades, elementos fundadores da ocupação do território de Goiás, deveriam configurar-se como marcos da civilização. No entanto, após a fase aurífera e a conseqüente dispersão populacional, configura-se o problema da progressiva morte de cidades que, dependentes de uma economia de subsistência, tornam-se signos de um retorno social ao estado de natureza. No século XIX, decadência e isolamento são os traços que caracterizam a paisagem urbana, e a memória dessa ocupação é enfatizada em função de seu próprio desaparecimento.
Palavras-chave: Paisagem, cidade, memória, natureza, Goiás
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)