O COMPÊNDIO DE HULL E A LEGISLAÇÃO DE 1936: Para uma introdução ao ensino da literatura no Estado Novo
Resumo
A portaria de 17 de março de 1936, assinada pelo ministro Gustavo Capanema, seguindo a tendência reformista que começara a se esboçar desde 1931 no âmbito educacional, elevou a literatura a um lugar de destaque até então inédito, com objetivos, metodologia e conteúdos sistematicamente definidos. O presente trabalho tem como objetivo analisar English Literature, um compêndio específico de História da
Literatura Inglesa escrito em inglês por M. S. Hull e Machado da Silva, e de grande circulação durante a vigência da Reforma, a fim de observar até que ponto ele incorporava ou transgredia as expectativas traçadas pela nova legislação, bem como suas bases teóricas e historiográficas e sua representação da
literatura e da cultura inglesas, num momento em que nacionalismo e autoritarismo foram os grandes impulsores de uma renovação da educação brasileira.
Palavras-chave: Estado novo, história da educação, literatura inglesa.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)