A literatura sergipana – “males” de origem, “bens” de formação: a saga de uma escrita de Sergipe por Sergipe
Resumo
Este trabalho visar colaborar com os acadêmicos e pesquisadores sobre as origens da Literatura Sergipana e seu desenvolvimento, dando enfoque à diferença entre formação e fundação histórica segundo Marilena Chauí, acompanhando a história, respeitando o espaço-cultura, não alterando assim, a realidade de cada época, considerando os fatores históricos, sociais, políticos e culturais sob a ótica de Jackson da Silva Lima. Observando-a não como algo diferenciado e desvinculado da literatura brasileira, mas em consonância com ela e suas tendências particulares e universais na visão de Antonio Candido, as quais se combinam e variam desde as suas primeiras manifestações até a sua autonomia.Palavras-chave: Literatura Sergipana – História – TrajetóriaDownloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Como Citar
SANTOS, Claudefranklin Monteiro; DA ROSA, Simone Contreira. A literatura sergipana – “males” de origem, “bens” de formação: a saga de uma escrita de Sergipe por Sergipe. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 6, n. 10, p. 61–75, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/3368. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres - Fluxo Contínuo
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)