A representação da identidade cultural moçambicana no romance "A confissão da leoa", de Mia Couto
Resumo
As literaturas africanas de língua portuguesa são marcadas por uma complexa rede de relações que vão desde os intertextos com a tradição oral até os contatos com literaturas em outras (LEITE, 2012). Buscam a identidade como forma de re-conheciemento do ser africano, marcado pelos contatos com outras culturas. Trata-se, na verdade, de um universo híbrido que evidencia tensões e alcança outros níveis, como histórico, cultural, social, todos eles potencializados nos textos literários, garantindo compreender os mecanismos que operam entre a literatura e a sociedade. Discutir como as personagens do romance “A confissão da leoa”, de Mia Couto, se colocam entre a preservação e a transitoriedade de suas culturas, sob a referência dos modelos culturais estrangeiros e dos processos de globalização, é o objetivo deste trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: identidade cultural; tradição; modernidade.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)