A atuação episcopal na guerra e o caso de Diego Gelmírez: uma proposta teórica
Resumo
O Medievo Ibérico foi palco de inúmeros conflitos armados, mas foi em seus períodos centrais – séculos XI ao XIII – que eles tornam-se mais frequentes, período esse denominado por grande parte da historiografia como o momento áureo da Reconquista. Dentro desse processo, vários agentes tornaram-se característicos, inclusive aqueles que, aos olhos contemporâneos, não poderiam formalmente envolver-se nesse tipo de conflito, como é o caso do Clero. É visando essa categoria que o presente artigo busca se inserir, procurando suprir lacunas e trazendo um maior aporte à discussão que já vem sendo travada acerca do contexto bélico Ibero Medieval e de que maneira os membros da Igreja participavam desses conflitos armados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2014-10-31
Como Citar
MONTEIRO, Hericly Andrade. A atuação episcopal na guerra e o caso de Diego Gelmírez: uma proposta teórica. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 7, n. 13, p. 46–62, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/3874. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres - Fluxo Contínuo
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)