Tradição e rebeldia no romance da Donzela-Guerreira
Resumo
Este artigo busca apreender como se estabelecem as relações entre os gêneros em uma versão do romance da donzela-guerreira, presente no Romanceiro Sergipano. Dão Varão, nome que a romanceira dá à sua versão, foi coligida de Dona Maria dos Anjos, em Aracaju em 1974, por Jackson da Silva Lima. O artigo busca demonstrar como o travestismo, presente nessa versão, revela o processo de subalternização do gênero feminino. Assim, são discutidos o contexto diegético da personagem feminina e o contexto moderno da narradora-enunciadora do romance. Comparece na abordagem também o motivo do amor diabólico (mefistofélico), em que se vê enredado o personagem masculino, em sua relação com a donzela-guerreira. A abordagem recorre, entre outros, aos autores Georges Duby, Walnice N. Galvão e Gayatri C. Spivak.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)