Festa como performance e contradição: negros e índios , caboclos e escravos em conflito

Autores

  • Vanessa Regina Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A festa conhecida como “teatro a céu aberto” tem como cenário as pequenas ruas de Laranjeiras, uma pequena cidade localizada no interior do Estado de Sergipe-Brasil em que sua história foi construída por conflitos de classes entre brancos, negros e índios, seu nome é Festa dos Lambe Sujos versus Caboclinhos. A luta apresentada teatralmente é a saga do negro em busca de liberdade, fugidos das fazendas de cana de açúcar, constroem seus refúgios nas matas, caçados e capturados pelos índios. Revelam-se por meio dos gestos, da oralidade (perceptível pelas músicas, suas letras entoadas e falas elaboradas) pelas indumentárias como roupas e adereços, símbolos que buscam compor a história pungente da cidade de Laranjeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Regina Santos, Universidade Federal de Sergipe

formada em Ciencias Sociais, com Especialização em Cultura Sergipana e Mestre em Antropologia pela UFS na area de antropologia e cultura

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

SANTOS, Vanessa Regina. Festa como performance e contradição: negros e índios , caboclos e escravos em conflito. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 9, n. 16, p. 34–57, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/5476. Acesso em: 22 dez. 2024.