Apropriação, exploração e resistência: aspectos da história da educação indígena em Mato Grosso
Resumo
Estuda-se a história da educação indígena na província de Mato Grosso em parte do século XIX, tendo como foco o propósito “civilizador” e voltado para o trabalho em proveito da sociedade envolvente. Ao mesmo tempo, procura-se evidenciar apropriações dos saberes indígenas, primeiros professores que a Província conheceu, pois dominavam o território, conheciam a fauna, flora e geografia, reinterpretavam o mundo em que viviam a partir de demandas não oriundas dos interesses do capital e sim a partir dos anseios coletivos e comunitários próprios a sociedades não fustigadas pelos hábitos exclusivos da produção e consumo. A pesquisa apresenta algumas características da educação indígena, compreendidas como práticas pedagógicas imbricadas e construídas a partir dos diversos fazeres-viveres próprios a essas culturas Para localizar e discutir as práticas educativas entre meados do século XVIII e os anos oitocentos, foi necessário estudo dos discursos dos memorialistas, observadas as ressalvas próprias e necessárias a sua interpretação, Relatos dos Viajantes, Relatórios da Diretoria Geral dos Índios e os Discursos Oficiais (Relatórios dos Presidentes de Província), entre outros.
Palavras-chave: Educação indígena. História da Educação. Mato Grosso.
Downloads
Métricas
Referências
ALENCASTRO, Antonio Pedro de. Correspondência avulsa enviada pelo Diretor Geral dos Indios João Baptista de Oliveira ao Coronel Antonio Pedro de Alencastro em 18.06.1861. Livro de Registros da Diretoria Geral dos Índios (1860- 1873), nº191, rolo 37, Flash 03. APMT.
______. Correspondência enviada ao Tenente Coronel Antonio Pedro de Alencastro pelo Diretor Geral dos Índios João Baptista de Oliveira. [f. 103]. Avulsos. 1859. APMT.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
DIRETORIA GERAL DOS ÍNDIOS. Correspondência enviada ao Barão de Aguapehy. Avulsos. Lata 1878 – A. APMT.
FERNANDES, Joana. Índio: esse nosso desconhecido. Cuiabá, MT: EdUFMT, 1999.
GROSFOGUEL, Rámon. Para descolonizar os Estados de Economia Política e os Estados Pós-Coloniais: Transmodernidade, Pensamento de Fronteira e Colonialidade Global. Trd. Inês Martins Ferreira. Revista Crítica de Ciências Sociais: Eurozine, n. 80, p. 1-24, mar. 2008. Disponível em: <http://www.eurozine.com/articles/article_2008-07-04-grosfoguel-pt.html>. Acesso em: 20 out. 2013.
LEOTTI, Odemar. O labirinto das almas: a diretoria geral dos índios (1831-1889). Dissertação (Mestrado em História)- Instituto de Filosofia e Ciências Humanas , Universidade de Campinas, São Paulo, 2001.
MATO GROSSO. Correspondência da Diretoria Geral dos Índios enviada a Presidência da Província de Mato Grosso. 04/02/1873. Lata 1873 – A, APMT, 1873.
LEVERGER, Augusto. Relatório do Presidente da Província de Mato Grosso. Livro 127. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso – APMT. Cuiabá, 1853.
MATO GROSSO. Livro de Registros da Diretoria Geral dos Indios (1848-1860).
MIGNOLO, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (Org.). Argentina: Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2005.
______. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte, MG: EdUFMG, 2003.
______. Os esplendores e as misérias da “ciência”: colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluri-versalidade epistémica. In: SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: ‘Um discurso sobre as ciências’ revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, Verone Cristina. Missão, aldeamento e cidade: Os Guaná entre Albuquerque e Cuiabá (1819 – 1901). Dissertação de Mestrado. Cuiabá (MT): UFMT, 2001.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras: modernidade e educação pública em Mato Grosso (1870-1890). Cuiabá, MT: Edufmt, 2000.
ZORZATO, Oswaldo. Conciliação e Identidade: considerações sobre a historiografia de Mato Grosso. Tese de Doutorado/São Paulo, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)