Cangaceiras em um Click: Imagens e Representações do Feminino no Cangaço

Autores

  • Caroline de Araújo Lima Universidade do Estado da Bahia

Resumo

A partir do debate sobre habitus, crítica genealógica de gênero, constituição do ser mulher e do feminino e das experiências do corpo objetificado, propõe-se analisar imagens das mulheres que atuaram no cangaço evidenciando as contradições do que foi constituído como “mulher” e “feminino”, e como a leitura binária do corpo justificou a marginalização das cangaceiras. Propõe-se apresentar breve discussão teórica, somada aos debates de Foucault (1987), para identificarmos a partir da constituição do feminino e da representação da mulher a elaboração de um corpo dócil, e como ele se apresentou nas imagens analisadas (fotografias da década de 1930) problematizando um possível rompimento desse modelo com a presença das mulheres nos bandos de cangaceiros, e se isso foi suficiente para romper com habitus mulher.

Palavras-chaves: Cangaceiras, Corpo, Representação Social, Fotografia. 

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Biografia do Autor

Caroline de Araújo Lima, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Ciências Sociais pela UFBA. Professora Assistente da UNEB, lotada no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias-Campus XVIII, Docente do Curso de História, na aréa de Brasil e Bahia República, História da Arte brasileira.

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Publicado

2018-07-28

Como Citar

LIMA, Caroline de Araújo. Cangaceiras em um Click: Imagens e Representações do Feminino no Cangaço. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 12, n. 22, p. 107–123, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/9160. Acesso em: 22 dez. 2024.