Cangaço: um mito no "País dos Nordestinos”
Resumo
O presente texto aborda o cangaço, fenômeno de banditismo rural ocorrido entre o século XIX e o século XX, com enfoque em sua sobrevida no campo da memória. Procura contextualizar o fenômeno, destacando peculiaridades em torno da entrada, vivência e morte na trajetória bandoleira; investigar a construção histórica da relação entre a memória do cangaço e a temporalidade da região nordestina, notando diferentes paradigmas de leituras acerca deste mito; perceber como essas notas permitem entender ressignificações do fenômeno no tempo presente, analisando algumas memórias no contexto da redemocratização política brasileira. O estudo desses trabalhos memoriais problematiza estratos do tempo que reivindicam rupturas, permanências e demais ramificações no terreno imaginário das ditas identidades regionais.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)