Mulheres Fotógrafas e as discussões sobre as possibilidades dos olhares femininos:

reflexões e considerações

Auteurs

Mots-clés :

Fotografia, Subjetividades, Olhar feminino

Résumé

Este estudo tem por objetivo investigar as possibilidades do olhar feminino fotográfico. Isto é, se o fato de uma fotógrafa ser ou se identificar como mulher, conduz seu ato de fotografar a determinados assuntos/temas ou especificidades. Para a pesquisa ser efetiva, dividi o artigo em dois momentos: primeiramente apresento a historiografia sobre o feminino na fotografia. Após compreendermos como ocorreu a participação das mulheres no processo de fotografar, será o momento de discutir as questões sobre o olhar feminino – o que seria e a aplicabilidade dele. Para auxiliar na questão, elenco duas fotógrafas, a brasileira Nair Benedicto, naturalizada brasileira Stefania Bril, e a mexicana Graciela Iturbide. Como resultados, compreendo que uma fotografia não tem gênero. O que ocorre, é que as pessoas possuem especificidades próprias, portanto, cada imagem será originada envolvendo uma série de questões e subjetividades de quem as produziu.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Maria Clara Lysakowski Hallal, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda (bolsista CAPES) e Mestra (financiamento CAPES) (2014) em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bacharela em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2010). Especialista em Literatura Brasileira (2018) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É pesquisadora do Laboratório de Política e Imagem (LAPI UFPEL). Tem interesse em estudos sobre cultura visual, cidades, gênero e processos migratórios

Références

BENEDICTO, Nair; ZERWES, Erika. Sobre mulheres e fotografia: uma conversa com Nair Benedicto. Revista ZUM, 9 out. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/entrevistas/conversa-nair-benedicto. Acesso em: 03/02/2022.

BRANDES, Stanley. Graciela Iturbide as Anthropological Photographer. Visual Anthropology Review, Volume 24, p. 95 – 102, 2008. Disponível em: doi:10.1111/j.1548-7458.2008.00007.x . Acesso em: 14/04/2022.

CABRERA, Delfina. Confined Weathers: Graciela Iturbide and Mario Bellatin’s The Bathroom of Frida Kahlo/Demerol without Expiration Date. In: HOLZHEY, Cristoph; WEDEMEYER, Arnd. Weathering: Ecologies of Exposure. Berlin: ICI Berlin Press, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37050/ci-17_15. Acesso em: 10/04/2022.

COSTA, Helouise ; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

COSTA, Helouise; ZERWES, Erika. Apresentação. In: COSTA, Helouise; ZERWES, Erika (orgs.). Mulheres fotógrafas/ Mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina. São Paulo: Intermeios, 2020.

COSTA, Helouise. No limite da invisibilidade: mulheres fotógrafas no Brasil na primeira metade do século XX. In: COSTA, Helouise; ZERWES, Erika (orgs.). Mulheres fotógrafas/ Mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina. São Paulo: Intermeios, 2020.

EGGERS, Tuane Maitê. Descolonizando narrativas sobre mulheres: a fotografia como potência. Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 470–503, 2020. DOI: 10.22456/2596-0911.104554. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/philia/article/view/104554. Acesso em: 27/08/2022.

ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 14, p. 29-46, dez. 2007.

GODEAU, Abigail Solomon. Nouvelle Femmes et photographie de la Nouvelle Vision dans le creuset de la modernité. Magazine Jeu de Paume, Paris, 21/10/2005. Disponível em: http://lemagazine.jeudepaume.org/2015/10/abigail-solomon-godeau-nouvelles-femmes-et-photographie-de-la-nouvelle-vision-dans-le-creuset-de-la-modernite-fr. Acesso em: 30/01/2022.

HARAZIM, Dorrit; ITURBIDE, Graciela. Pássaro solitário. Revista ZUM. São Paulo, vol. 9, n. 2, p. 39-55. out. 2015. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-9/passaro-solitario/. Acesso em: 02/04/2022.

LEBART, Luce; ROBERT, Marie. Une une histoire mondiale des femmes photographes. Paris, França: Textuel, 2021.

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.

MAUAD, Ana Maria. Por seus olhos nos vemos: Genevieve Naylor, fotografia e gênero nos tempos de Boa Vizinhança (1941-1942). In: COSTA, Helouise; ZERWES, Erika (orgs.). Mulheres fotógrafas/ Mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina. São Paulo: Intermeios, 2020.

MEYEROWITZ, Joel. Olhar! Descobrindo a fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2018.

MITCHELL, W. T. Iconologia. Imagen, Texto, ideologia. Buenos Aires: Intelectual, 2016.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas?. São Paulo: Editora Aurora, 2016.

OTTO, Elizabeth; ROCCO, Vanessa (Ed.). The New Woman International: Representations in Photography and Film from the 1870s through the 1960s. Ann Arbor: MI, University of Michigan Press, 2011. Disponível em: http://quod.lib.umich.edu/d/dcbooks/9475509.0001.001/1:1/--new- womaninternational. Acesso em: 10/02/2021.

PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. História [online]. vol.24, n.1, pp.77-98, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010190742005000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em 10/05/2021.

PERROT, Michele. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.

POLLOCK, Griselda. Vision and difference: femininity and the histories of art. London: Routledge, 1988.

QUIJADA, Gonzalo Leiva. Mujeres y fotografía: la visibilidad de lo femenino. Aisthesis: Revista chilena de investigaciones estéticas, Nº. 36, p. 138-149, 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7009788. Acesso em: 10/03/2020

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Mulheres, arquivos e memórias. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 71, p. 19-27, dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p19-27. Acesso em: 20/09/2022.

VASSALLO, Jaqueline. Mujeres y patrimonio cultural: el desafío de preservar lo que se invisibiliza. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 71, p. 80-94, dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i71p80-94. Acesso em: 22/09/2022.

ZERWES, ERIKA. Humanismo e política: fotografia e gênero entre a Europa e a América Latina. In: COSTA, Helouise; ZERWES, Erika (orgs.). Mulheres fotógrafas/ Mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina. São Paulo: Intermeios, 2020.

Téléchargements

Publiée

2023-02-03

Comment citer

LYSAKOWSKI HALLAL, Maria Clara. Mulheres Fotógrafas e as discussões sobre as possibilidades dos olhares femininos: : reflexões e considerações. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 16, n. 31, p. 14–31, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/18162. Acesso em: 27 sept. 2024.