OS ESTOICOS E A ARTE DA VIDA

Autores

  • Rafael Rodrigues Pereira UFG

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v13i36.15353

Resumo

O presente trabalho pretende explorar a tese estoica de que a sabedoria prática é uma técnica que se aplica à vida. Para isso falaremos, inicialmente, de como a aproximação entre as virtudes e as technai era comum no mundo antigo, mas é radicalizada pelos estoicos. Discutiremos as inovações conceituais necessárias para realizar tal projeto, e mostraremos como está estreitamente ligado à tese da suficiência da virtude para a felicidade. No final de nosso trabalho sustentaremos que a techné toû bíou remete a uma concepção da vida boa cujo componente fundamental é a liberdade.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues Pereira, UFG

Possui graduação em cinema pela Universidade Federal Fluminense (1998), e em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É Mestre em Filosofia pela PUC-RJ (2006) e Doutor em Filosofia (2010) pela mesma instituição, com uma tese sobre a razão prática em Kant e Aristóteles. Na UFMG realizou um pós-doutorado júnior com bolsa do CNPq, sobre Éticas das Virtudes e identidade pessoal (2011). Depois, como professor visitante na mesma instituição, desenvolveu um projeto de pesquisa sobre a relevância da distinção público/privado para as Éticas das Virtudes (2013). Atualmente exerce a função de professor adjunto na Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando, sobretudo, na área de ética, com ênfase em Aristóteles, Kant e as Éticas das Virtudes contemporâneas. Desde 2015 desenvolve um projeto de pesquisa sobre as Éticas das Virtudes e a Ética do Cuidado como propostas alternativas às éticas deontológicas e consequencialistas. Seus interesses incluem a importância da noção de identidade pessoal para a ética; a discussão sobre egoísmo e altruísmo nas éticas eudaimônicas; a crítica ao reducionismo científico na ética; o problema do determinismo e da responsabilidade moral face aos avanços da neurociência; o conceito de felicidade e suas implicações éticas; o debate em filosofia política entre liberais e comunitaristas.

Downloads

Publicado

2021-08-24

Como Citar

Rodrigues Pereira, R. (2021). OS ESTOICOS E A ARTE DA VIDA. Prometheus - Journal of Philosophy., 13(36). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v13i36.15353

Edição

Seção

GT EPICTETO