Alguns pensamentos sobre a leitura e os estudos destinados ao uso de um cavalheiro
DOI:
https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v14i40.16638Resumo
Escrito em 1703, no ano anterior à morte de John Locke, este breve ensaio nos fornece uma visão das concepções pedagógicas maduras de Locke, que de certa forma complementam aquilo que podemos depreender da leitura dos seus “Alguns Pensamentos sobre a Educação”, obra datada de 1693. Estritamente ancorado nas concepções empiristas de Locke, este último tratado se ocupa da educação da criança e de sua relação com os pais ou, alternativamente, os preceptores. O texto que o leitor tem em mãos, por seu turno, destina-se a não a educadores de crianças mas ao homem – ou, mais precisamente, ao “cavalheiro” (gentleman) inglês sequioso de obter uma boa educação. De caráter eminentemente prático, os conselhos de Locke aqui não se baseiam fundamentalmente nas suas teorias epistemológicas mas antes na sua vasta experiência como um homem de cultura e um homem do mundo, bem versado nas artes da política e da diplomacia. Nunca é demais enfatizar que a contribuição de Locke para o sucesso da Revolução Gloriosa, de 1688, não foi puramente teórica. Locke participou da conspiração que depôs Jaime II e levou ao trono Guilherme de Orange.