Perspectivas históricas e epistemológicas sobre a investigação das representações mentais

Autores

  • Edvaldo Soares Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v8i18.2378

Resumo

A abordagem dos chamados estados mentais ficou fora da agenda da agenda da Psicologia Científica devido a uma limitação epistemológica: eles não eram passíveis de verificação empírica. Porém, a temática relativa aos estados mentais, entre os quais as chamadas ‘representações mentais’ nunca saíram da agenda da Filosofia e da Psicologia e, atualmente são temas recorrentes nas Ciências Cognitivas e nas Neurociências. Entretanto, algumas questões em relação a tais estados ainda são persistentes e delas decorrem limitações de ordem epistemológica e metodológica. A partir de uma abordagem histórica e epistemológica este estudo tem o objetivo apresentar e discutir algumas perspectivas em relação a algumas dessas questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Soares, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Neurociências. Coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva - LaNeC- Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Marília SP.

Downloads

Publicado

2014-06-16

Como Citar

Soares, E. (2014). Perspectivas históricas e epistemológicas sobre a investigação das representações mentais. Prometheus - Journal of Philosophy., 8(18). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v8i18.2378

Edição

Seção

Artigos Originais