Ciências interdependentes: o problema da verdade no Sistema de la Psicología de Ortega y Gasset.

Autores

  • José Maurício de Carvalho Universidade Federal de São João del Rei
  • Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v8i18.3376

Resumo

O presente trabalho busca evidenciar os pontos principais da leitura da obra póstuma Sistema de la Psicologia do filósofo espanhol José Ortega y Gasset com o propósito de explicitar o que o autor entende por verdade, a saber: a importância do que ele chama de “problemas nodales”, bem como a (im)possibilidade da existência das ciências independentes e de sua relação com a verdade que formulam e que, dita dessa forma, se daria isoladamente no trato com determinados objetos, mas que isoladamente não pode ser classificada como Verdade. Conclui-se, então, com a importância desta concepção não só para a busca da Verdade empreendida pela Filosofia e, ademais, no desenvolver do pensamento orteguiano, como também para todo conhecimento que queira fundamentar-se como ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maurício de Carvalho, Universidade Federal de São João del Rei

Professor titular da Universidade Federal de São João del-Rei e responsável pelo grupo de pesquisa Santos.

Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei, integrante do grupo de pesquisa Santos e bolsista pelo PIBIC FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2015-02-19

Como Citar

Carvalho, J. M. de, & Tomaz, M. S. de C. (2015). Ciências interdependentes: o problema da verdade no Sistema de la Psicología de Ortega y Gasset. Prometheus - Journal of Philosophy., 8(18). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v8i18.3376

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)