Notas sobre Música e Educação à Luz do Pensamento de Heidegger

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DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v10i22.5530

Resumo

Este trabalho propõe-se a transitar no caminho que se insinua pelas afluências entre música e educação na atualidade à luz do pensamento heideggeriano e suas influências. Ambas as questões são reunidas na tentativa de um esclarecimento ontológico de sentido perante a constante presença da essência da técnica, que hoje vigora corroborando os modos pelos quais nossa cultura se sustenta, mostrando-se fundamental para a constituição de nosso entendimento da realidade, do real e do homem. Aliado à profundidade do pensamento, se encontra o caminho poético hermenêutico, em que a interpretação etimológica se apresenta como possibilidade de nos conduzir à verdade, onde esta última se apresenta não pelas vias da objetividade, mas sempre pela retração e fuga radical concedendo infindáveis possibilidades de pensar.

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Biografia do Autor

Eduardo Augusto Giglio Gatto, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN) - CEFET/RJ

Professor de Teoria da Música Ocidental para o curso de Licenciatura em Física do CEFET/RJ - campus Nova Friburgo

Professor de Educação Artística do Ensino Médio e Técnico - campus Nova Friburgo

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

Gatto, E. A. G. (2017). Notas sobre Música e Educação à Luz do Pensamento de Heidegger. Prometheus - Journal of Philosophy., 10(22). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v10i22.5530

Edição

Seção

Artigos Originais