NATUREZA HUMANA NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE

Autores

  • Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves Instituto Federal do Piauí - IFPI

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i28.7790

Resumo

Resumo

Os conceitos de lei natural e natureza humana se tornaram – durante o caminho de investigação e construção de uma ética das virtudes – centrais ao pensamento de Alasdair MacIntyre. Seguindo Aquino, MacIntyre assumiu a necessidade de explicar que tipo de ser o homem é para assim fundamentar a moralidade.  Consideramos que ao discutir e explicar a condição humana, especialmente em Dependent Rational Animals (1999), MacIntyre assume explicitamente essa tarefa e passa a delimitar as características do que defendemos ser a sua conceituação substantiva da natureza humana. Neste trabalho discutiremos como MacIntyre compreende a condição humana, e como defendemos que essa condição, tal qual é discutida por ele, pode ser compreendida como a natureza humana.

Palavras-chave: Natureza humana. Animalidade. Racionalidade. Dependência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Doutoranda em Filosofia pela Universidade federal do Ceará - UFC, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e professora de Filosofia do Instituto Federal do Piauí - IFPI.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Gonçalves, I. C. R. H. (2018). NATUREZA HUMANA NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE. Prometheus - Journal of Philosophy., 11(28). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i28.7790

Edição

Seção

Artigos Originais