MICHEL FOUCAULT: A GENEALOGIA, A HISTÓRIA, A PROBLEMATIZAÇÃO

Autores

  • Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci Universidade de São Paulo (USP)/FAPESP

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v7i15.980

Resumo

Este artigo abordará o assim denominado olhar genealógico de Michel Foucault, compreendido enquanto uma ferramenta analítica forjada no entrecruzamento dos conceitos de arquivo-genealogia-problematização. Para possibilitar a construção de tal ferramenta analítica, perpassaremos pelas muitas concepções de genealogia presentes na obra Foucault, uma vez que nelas residiria toda uma teorização acerca da história já articulada com os conceitos de arquivo, forjado na “fase arqueológica”, e problematização, surgido em seu léxico somente em fins da década de 1970. Percorrendo as diferentes fases do pensamento foucaultiano, procuraremos pensar como tal olhar possibilitou ao filósofo realizar uma reflexão propriamente filosófica a partir de um dado “material histórico” – sua “ontologia histórica” -, possibilitando a emergência da questão acerca daquilo que somos hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Universidade de São Paulo (USP)/FAPESP

Mestrando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Integra o grupo de pesquisa do CNPq denominado CoPERP - Coletivo de Pesquisadores sobre Educação e Relações de Poder.

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

Vinci, C. F. R. G. (2013). MICHEL FOUCAULT: A GENEALOGIA, A HISTÓRIA, A PROBLEMATIZAÇÃO. Prometheus - Journal of Philosophy., 7(15). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v7i15.980

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)