Educação de candomblé: os ensinamentos de Ọ̀sányin e Iroco para uma educação ambiental crítica
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22525Palavras-chave:
Formação Crítica, Hungbê, Orixá, Saberes TradicionaisResumo
Este estudo teórico investiga a integração da Educação Ambiental Crítica (EAC) com os saberes tradicionais afro-brasileiros, focando nos ensinamentos dos orixás Iroco e Ọ̀sányin, conforme preservados no Candomblé. A pesquisa busca compreender como essa articulação pode contribuir para a formação de sujeitos críticos e para a transformação socioambiental. Partindo da vivência pessoal de um dos autores como abian do Ilê Axé Omíojoidan e fundamentado na literatura acadêmica pertinente, o estudo propõe um diálogo que valoriza o conhecimento científico e saberes ancestrais. A análise destaca a importância de uma educação que, além de crítica, seja culturalmente relevante, promovendo uma consciência ambiental integrada à valorização da identidade cultural afro-brasileira. O trabalho sugere que a EAC, quando enriquecida pelos ensinamentos do Candomblé, tem o potencial de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios socioambientais contemporâneos, ao mesmo tempo em que preserva e promove o respeito às tradições culturais.
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