Pensando os escritos de Krenak para uma educação ambiental crítica
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22531Palavras-chave:
InterdisciplinaridadeResumo
O objetivo deste trabalho é identificar pontos de articulação entre a obra “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” de Ailton Krenak e uma Educação Ambiental Crítica (EAC), de uma perspectiva intercultural crítica. Esta pesquisa segue uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Apresentamos os resultados preliminares desta análise relativa à fase de exploração do material. A partir da análise, identificamos alguns pontos de articulação entre as ideias de Krenak e a Educação Ambiental Crítica, principalmente no que se refere às perspectivas culturais diversas sobre sustentabilidade, sobre a compreensão de aspectos políticos envolvidos nos problemas ambientais e sobre a exploração de recursos naturais pelos humanos.
Palavras-chave: Ailton Krenak; Educação Ambiental Crítica; Ensino de Ciências; Interculturalidade.
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