Pensando os escritos de Krenak para uma educação ambiental crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22531

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar pontos de articulação entre a obra “Ideias para Adiar o Fim do Mundo” de Ailton Krenak e uma Educação Ambiental Crítica (EAC), de uma perspectiva intercultural crítica. Esta pesquisa segue uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Apresentamos os resultados preliminares desta análise relativa à fase de exploração do material. A partir da análise, identificamos alguns pontos de articulação entre as ideias de Krenak e a Educação Ambiental Crítica, principalmente no que se refere às perspectivas culturais diversas sobre sustentabilidade, sobre a compreensão de aspectos políticos envolvidos nos problemas ambientais e sobre a exploração de recursos naturais pelos humanos.
Palavras-chave: Ailton Krenak; Educação Ambiental Crítica; Ensino de Ciências; Interculturalidade.

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Biografia do Autor

Kawany Vitoria Silva Alves, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Ciências Biológicas- Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho.

José Eduardo Andrade Neto, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Ciências Naturais – Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Ciências Biológicas- Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho.

Lia Midori Meyer Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Biociências (DBCI) da Universidade Federal de Sergipe, Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho - Itabaiana. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2005). Mestre (2010) e Doutora (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana. Área de atuação: Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino de Ciências e Biologia; História do Racismo Científico; Educação Científica; Formação de Professores.

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Publicado

17.05.2025

Como Citar

Silva Alves, K. V., Andrade Neto, J. E., & Meyer Nascimento, L. M. (2025). Pensando os escritos de Krenak para uma educação ambiental crítica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 12, 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22531

Edição

Seção

Fluxo contínuo