Edição N. 53/2023 vol. 1 Dossiê "Maria Thétis Nunes (1923-2009): história, memória e historiografia"

2023-04-21

Estudar a história do Brasil a partir da perspectiva de sua periferia política e econômica foi uma das lições dadas por Maria Thetis Nunes (1923-2009) em seus estudos sobre Sergipe. Apegada à ideia de totalidade, à indissociável relação entre o todo e as partes, inspirada em autores como Georg Lukács e Nelson Werneck Sodré, Thetis legou à historiografia brasileira alguns dos principais trabalhos sobre Sergipe nos períodos colonial, imperial e princípios dos tempos republicanos. São de sua lavra obras clássicas como História da Educação em Sergipe (1984), Sergipe Colonial I (1989), Sergipe Colonial II (1996), Sergipe Provincial I (2000) e Sergipe Provincial II (2006).

Além de historiadora, Thetis figura entre os principais atores da história intelectual e educacional de Sergipe no século XX. Primeira sergipana com formação acadêmica em História, professora catedrática e diretora do Atheneu Sergipense, integrante do grupo fundador e vice-reitora da Universidade Federal de Sergipe, imortal da Academia Sergipana de Letras, presidente do Conselho Estadual de Cultura e a presidente mais longeva do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, estão entre suas credenciais. Por seu pioneirismo em tantos campos, a mulher, itabaianense e historiadora Maria Thetis Nunes foi eleita a sergipana do século XX pela imprensa, em princípios dos anos 2000. Em março de 2023, foi a vez de a Assembleia Legislativa de Sergipe instituir o Ano Cultural Maria Thetis Nunes, homenageando a historiadora em seu centenário.

No bojo das celebrações dos cem anos de Thetis, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, que passa por uma ampla reforma de sua sede e encontra-se de portas cerradas, não poderia deixar de homenagear e pôr em revista o legado pioneiro e incontornável da historiadora que presidiu a “Casa de Sergipe” entre 1971 e 2003.

O Dossiê “Maria Thetis Nunes (1923-2009): história, memória e historiografia” pretende reunir estudos e memórias sobre a trajetória de vida e o legado intelectual da sergipana que marcou época e que registrou seu nome com vivas tintas nos anais da história e da historiografia sergipana e brasileira.

Os artigos que comporão o dossiê devem ser submetidos via sistema da Revista do IHGSE, até 15 de agosto de 2023, obedecendo às regras editoriais em vigor.

Prof. Dr. Antônio Fernando de Araújo Sá

Prof. Dr. Samuel Barros de Medeiros Albuquerque

Organizadores do dossiê e sócios do IHGSE