DEONTOLOGIA JURÍDICA E A FORMAÇÃO DA PRÁTICA SOCIAL DO ADVOGADO: A CONTRIBUIÇÃO DO INTELECTUAL CARVALHO NETO PARA FORMAÇÃO DE UMA CULTURA JURÍDICA NO BRASIL

Autores

  • Maria do Socorro Lima Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós-Graduação em Educação Instituto Federal de Sergipe (vínculo profissional efetivo)

Resumo

Este artigo apresenta reflexão sobre a formação da cultura jurídica brasileira, na primeira metade do século XX, ao analisar alguns escritos do intelectual sergipano Antônio Manoel de Carvalho Neto (1889-1954) que, na sua contribuição para a constituição de um habitus jurídico, participou pari passu da produção de livros que tinham como objetivo orientar a formação dos advogados, indicar caminhos às suas práticas sociais no exercício da profissão. Utilizei como fontes textos que celebraram a publicação do livro Advogados: como aprendemos, como sofremos, como vivemos (1946), pela editora Saraiva, a saber: matéria publicada pelo jornal Diário de Sergipe (1946), manifestação da Academia Brasileira de Letras, publicada no Jornal do Comércio, Rio de Janeiro (1946), discurso do advogado sergipano Manoel Ribeiro (1946), discurso do autor, Carvalho Neto, o prefácio e alguns capítulos do livro. O estudo se localiza na História da Educação, sob orientação da História Cultural.

 

Palavras-chave: Cultura Jurídica. Carvalho Neto. Intelectuais da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Lima, Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós-Graduação em Educação Instituto Federal de Sergipe (vínculo profissional efetivo)

Nascida em Aracaju, em 1962. Professora de História (pela UFS -1993.1). Relações Públicas (antigas Faculdades Integradas Tiradentes -1991.1). Produtora Cultural do Instituto Federal de Sergipe, lotada na Assessoria de Comunicação Social do campus Aracaju -nomeação 1995Especialista em Gestão em Comunicação Social (2007)Mestre em Educação - PPGED/UFS (2008)Doutora em Educação - PPGED/UFS (2016)LInha de pesquisa: "História, Sociedade e Pensamento Educacional" Área de concentração: "História, política e sociedade"  

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Lima, M. do S. (2017). DEONTOLOGIA JURÍDICA E A FORMAÇÃO DA PRÁTICA SOCIAL DO ADVOGADO: A CONTRIBUIÇÃO DO INTELECTUAL CARVALHO NETO PARA FORMAÇÃO DE UMA CULTURA JURÍDICA NO BRASIL. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 1(47), 161–175. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/11973