EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E TRABALHO DOCENTE: NARRATIVAS DE EDUCADORAS BAIANAS

Autores

  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Maria do Socorro da Costa e Almeida Universidade do Estado da Bahia
  • Patrícia Júlia Souza Coêlho Universidade do Estado da Bahia

Resumo

O texto analisa entrevistas narrativas realizadas com duas educadoras baianas, objetivando situar suas contribuições, numa perspectiva individual e coletiva, para a constituição do campo da formação e da história da educação na Bahia. Ao discutirmos questões pertinentes à pesquisa biográfica, adotamos princípios teórico-metodológicos da entrevista narrativa, na tentativa de apreender dispositivos de formação vinculados às trajetórias sociais e coletivas, aos percursos pessoais das educadoras entrevistadas, e contribuir para as reflexões sobre os modos como se configura, numa perspectiva histórica, o campo educacional na Bahia, através das histórias vividas por seus educadores, em articulação com projetos políticos da educação, a prática pedagógica e questões concernentes ao trabalho docente.

Palavras-chave: Entrevista narrativa, educadoras baianas, trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Pesquisador 1C CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Coordenador do GRAFHO [Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral]. Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13 – Paris 8). Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de La Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE)

Maria do Socorro da Costa e Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Membro do GRAFHO (Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação e História Oral).     

Patrícia Júlia Souza Coêlho, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB). Professora Assistente da Universidade do Estado de Bahia – UNEB/Campus  XI. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)Biográfica, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Bolsista da Fundação  de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Souza, E. C. de, Almeida, M. do S. da C. e, & Coêlho, P. J. S. (2017). EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E TRABALHO DOCENTE: NARRATIVAS DE EDUCADORAS BAIANAS. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 2(47), 18–33. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/11998

Edição

Seção

Volume 2 - Dossiê Escritas de si