NYCEU DANTAS: ESBOÇO DE UMA TRAJETÓRIA

Autores

  • Danilo Mota de Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Renata Duarte Simões Universidade Federal do Espírito Santo
  • Anderson de Araujo Reis Secretaria de Estado da Educação - Sergipe

Resumo

O objetivo deste estudo é realizar um esboço da trajetória do sergipano Nyceu Dantas. Trata-se de uma pesquisa histórica com abordagem na História Cultural. O recorte temporal está focado entre 1909-1957, determinamos o ano de 1909 por ter sido o ano referente as primeiras fontes que encontramos a respeito do intelectual, e o ano de 1957 por ter sido o ano da última publicação feita por ele. O intelectual, brevemente, estudado atuou em diversas funções: dentista, advogado, político, jornalista e juiz substituto, além das atividades no “Club Esperanto” e mais de dez anos como membro atuante do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Entretanto, as fontes analisadas nos fazem compreender que apesar das diversidades de funções, a trajetória de Dantas obteve destaque no âmbito do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Mota de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação pela Univeridade Federal de Sergipe. Especialista em odontologia legal pela Uningá. Graduado em odontologia pela Unversidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa sobre História do Ensino Superior - GREPHES.

Renata Duarte Simões, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Pós-Graduada (Lato Sensu) em Treinamento Desportivo pela Universidade Veiga de Almeida. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História do Ensino Superior - GREPHES.

Anderson de Araujo Reis, Secretaria de Estado da Educação - Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Docência no Ensino Superior, Bacharel em Biomedicina, Licenciado em Ciências Biológicas, Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental - GEPEASE, do Núcleo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência - NUPIEPED

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Jesus, D. M. de, Simões, R. D., & Reis, A. de A. (2017). NYCEU DANTAS: ESBOÇO DE UMA TRAJETÓRIA. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 2(47), 161–175. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/12007

Edição

Seção

Artigos Volume 2