Economia do consumo no preâmbulo da Segunda Guerra Mundial: os anúncios publicitários nos jornais sergipanos de 1939

Autores

  • Janaina Cardoso Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumo

O artigo busca entender a dinâmica de funcionamento da sociedade sergipana em 1939, às vésperas da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Pretende-se analisar esse período da história local pelo viés do anúncio publicitário e da visão de consumo para identificar o destinatário, o potencial motivador e o alcance dos produtos comerciais desse momento difundidos nos periódicos Correio de Aracaju, Folha da Manhã, O Nordeste e Sergipe Jornal. Completando-se 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial em 2015, o artigo aproveita a visibilidade buscando perceber a influência, ou não, do conflito sobre a vida econômica e a consequente publicidade das empresas nos jornais sergipanos. Para dar um tratamento metodológico adequado à análise proposta os anúncios foram englobados em quatro categorias: bens essenciais, bens não essenciais, bens de luxo, diverso

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Biografia do Autor

Janaina Cardoso Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PACC-UFRJ); Doutora em História Social (UFRJ). Professora Adjunta de História do Brasil do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente no Mestrado em História (PPGH-UFAL).

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Publicado

2015-08-02

Como Citar

Mello, J. C. (2015). Economia do consumo no preâmbulo da Segunda Guerra Mundial: os anúncios publicitários nos jornais sergipanos de 1939. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 2(46), 234–248. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/12160