“LUTANDO COM AS MÃOS VAZIAS, CERTOS DAS NOSSAS CERTEZAS”: LUCIANO DUARTE E A FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE

Autores

  • João Paulo Gama Oliveira Doutorando em Educação na linha de História da Educação no PPGE/UFS/ Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Resumo

No presente trabalho o foco incide sobre um dos sujeitos fundamentais na história da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe: Luciano José Cabral Duarte. Analisa-se a atuação do religioso como diretor da instituição, desde os primeiros passos, a inauguração em 1951 e mesmo diante da incorporação a Universidade Federal de Sergipe em 1968. Diante das investigações empreendidas por meio de fontes como cartas, jornais, relatórios semestrais da FCFS e depoimentos orais, salienta-se as constantes viagens nacionais e internacionais do sacerdote, a sua “rede de sociabilidade” que perpassava o “campo” político, religioso e educacional e de alguma forma respingavam de maneira positiva na FCFS, seja na aquisição de verbas, material ou novas contratações de professores. Tudo isso culminou na consolidação da FCFS como um marco na formação de professores e de alguns pesquisadores em distintos campos do saber em Sergipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Gama Oliveira, Doutorando em Educação na linha de História da Educação no PPGE/UFS/ Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Graduado em História, mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor da Secretaria do Estado da Educação de Sergipe e Diretor do Arquivo e da Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Downloads

Publicado

2015-08-01

Como Citar

Gama Oliveira, J. P. (2015). “LUTANDO COM AS MÃOS VAZIAS, CERTOS DAS NOSSAS CERTEZAS”: LUCIANO DUARTE E A FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 1(45), 55–79. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/12176