Judaísmo, cristianismo e idealismo alemão: a propósito da correspondência entre F. Rosenzweig e E. Rosenstock sobre Hegel

Autores

  • Arthur Grupillo UFS

Resumo

Durante longos anos entre o final do século XIX e o início do XX, cujos debates são emblemáticos para a filosofia da história, o enfrentamento com a militância cristã, como é o caso de Franz Rosenzweig, significou ao mesmo tempo um combate à filosofia da história de Hegel. Na correspondência com Eugen Rosenstock, historiador e filósofo cristão, Rosenzweig é constantemente levado a estabelecer um contraponto quase maniqueísta entre judaísmo e cristianismo, de modo que a salvaguarda da ideia de redenção parece exclusiva do primeiro, enquanto o cristianismo aparece como a única religião para a qual o mundo é essencialmente movimento e mudança, reforçando assim a interpretação secularista de matriz hegeliana, e que Rosenstock tenta desfazer.

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Biografia do Autor

Arthur Grupillo, UFS

Doutor em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, ambos da UFS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da História e Modernidade. (NEPHEM).

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Publicado

2015-08-01

Como Citar

Grupillo, A. (2015). Judaísmo, cristianismo e idealismo alemão: a propósito da correspondência entre F. Rosenzweig e E. Rosenstock sobre Hegel. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 1(45), 81–88. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/12178