As Várias Independências no Rio Grande do Norte

As comemorações do Primeiro Centenário (1922)

Autores

  • Juliana Teixeira Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • João Fernando Barreto de Brito Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Independência no RN, Centenário da Independência, História do Rio Grande do Norte

Resumo

Neste artigo verificaremos como a comemoração do centenário da Independência no Rio Grande do Norte foi explorada por essas redes familiares de modo a legitimar seu poder, procurando influir na opinião pública e na vontade política da sociedade norte-rio-grandense, ora instituindo novos símbolos identitários, ora procurando apagar os marcos de memória de adversários políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Fabíola Cristina. Monumento à Independência: uma obra de Bibiano Silva em Natal (RN). 19&20, Rio de Janeiro, v. XVI, n. 2, jul.-dez. 2021.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ARRAIS, Raimundo. A capital do Rio Grande do Norte no início do século XX. In: FERREIRA, Ângela Lúcia; DANTAS, Goerge (orgs.). Surge et Ambula: a construção de uma cidade moderna (Natal, 1890-1940). Natal: EDUFRN, 2006.

CASCUDO, Luiz da Câmara. Governo do Rio Grande do Norte. Natal: Livraria Cosmopolita, 1989.

COSTA, Ricardo José Vilar da. Habitação e modernização: Cidade Nova e maneiras de viver em Natal no início do século XX. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

COSTA, Bruno Balbino Aires da. A Emergência do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte: como, para que e por quem foi criado. Revista de História. São Paulo, n.179, p. 1-27, 2020.

GALVÃO, Hélio. Tavares de Lyra, historiador. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Natal, v. LII, p. 75-79, 1959.

GOMES NETO, João Maurício. Entre a ausência declarada e a presença reclamada: a identidade potiguar em questão. Natal: EDUFRN, 2011.

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Natal, n.1, 1903.

_____. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Natal, v. XIX, n. 1-2, 1922.

LINDOSO, José Antônio Spinelli. Da oligarquia Maranhão à política do Seridó: o Rio Grande do Norte na Velha República. Natal: CCHLA, 1992.

LYRA, Tavares de. História do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1982.

LYRA, Carlos Tavares de. Prefácio. In: LYRA, Tavares de. História do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1982b.

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. “Um museu de grandes novidades”: em defesa de novos estudos sobre o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. In: BRITTO, Clovis Carvalho, CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da, CERÁVOLO, Suely Moraes (org.). Estilhaços da memória: o Nordeste e a reescrita das práticas museais no Brasil. Goiânia, Salvador: Editora Espaço Acadêmico; Observatório da Museologia na Bahia, 2020.

PEIXOTO, Renato Amado. Espacialidades e estratégias de produção identitária no Rio Grande do Norte no início do século XX. Revista de História Regional. Ponta Grossa, n. 15, v. 1, p. 169-193, Verão, 2010.

POMBO, Rocha. História do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro, Porto: Almanack Laemmert, Renascença Portuguesa, 1922.

RIO GRANDE DO NORTE. Mensagem lida perante o Congresso Legislativo na abertura da terceira sessão da undécima legislatura em 1º de novembro de 1923 pelo governador Antonio José de Mello e Souza. Natal: Typ. d’A República, 1923.

SOUZA, Itamar de. A República Velha no Rio Grande do Norte. Natal: EDUFRN, 2008.

SOUZA, Juliana Teixeira. A câmara municipal de Natal como espaço de representação e refúgio. In: MAGALHAES, Marcelo Souza; TERRA, Paulo Cruz; ABREU, Martha (org). Os poderes municipais e a cidade: império e república. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.

VIANNA, Helder do Nascimento. A construção do espaço cívico: monumentos e rituais de memória na Natal republicana (1902-1922). Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, v. 27, 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Souza, J. T. ., & Barreto de Brito, J. F. (2022). As Várias Independências no Rio Grande do Norte: As comemorações do Primeiro Centenário (1922). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 1(52), 119–158. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/18187

Edição

Seção

Dossiê Independências do Brasil