As Museologias de Maria Thetis Nunes
entre museus para o esquecimento e performances museais afetivas
Palavras-chave:
Maria Thetis Nunes, Museologias, Performances museaisResumo
Este artigo sistematiza algumas das diferentes Museologias mobilizadas por Maria Thetis Nunes (1923-2009), explicitando sua formação e atuação que privilegiaram, ao mesmo tempo, museus compromissados com o esquecimento e performances museais afetivas. Para tanto, se respaldou em uma metodologia qualitativa que articulou revisão de literatura, pesquisa documental no Fundo Thetis Nunes do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, em Aracaju, e nos documentos do Núcleo de Memória da Museologia no Brasil, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, além do depoimento de Isabelita dos Patins que trabalhou com Thetis Nunes no Centro de Estudos Brasileiros em Rosário, na Argentina. Essas distintas fontes contribuíram para evidenciar os trânsitos entre Museologias plurais como marcas de sua trajetória e do seu legado.
Downloads
Referências
ABREU, Regina. Emblemas da nacionalidade: o culto a Euclides da Cunha. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, ano 9, n. 24, p. 66-84, fev. 1994.
ALBUQUERQUE, Samuel. Thetis, a montanha e as moscas (II). Jornal da Cidade, Aracaju, 29 abr. 2023, p. 8.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 21, 1998.
BARATA, Mário. A importância do museu para o estudo e a difusão das artes. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 9 maio 1959, p. 8.
BRITTO, Clovis Carvalho. “Lembrete perene a recordar aos governos um dever irrevogável”: as vigilâncias comemorativas do Centenário da Independência em Goiás e a pedra fundamental da futura capital do Brasil. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 56, p. 1-23, 2022.
BRITTO, Clovis Carvalho. “Nossa maçã é que come Eva”: a poética de Manoel de Barros e os lugares epistêmicos das Museologias Indisciplinadas no Brasil. Tese (Doutorado em Museologia), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2019.
BRITTO, Clovis Carvalho; DANTAS, Rafael Jesus da Silva; SANTOS JÚNIOR, Roberto Fernandes dos. Sob os véus de Mnemosyne: a imaginação museal de Maria Thetis Nunes. São Cristóvão-SE: Editora UFS, 2018.
BRITTO, Clovis Carvalho. A museóloga Thetis Nunes e os “silêncios da história”. Anais do XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, Rio de Janeiro, p. 1-12, 2014.
BRULON, Bruno. Pensar o pensamento museológico brasileiro: um olhar retrospecto para a Museologia. In: LEMOS, Eneida Braga Rocha de; COSTA, Ana Lourdes de Aguiar (Orgs.). 200 anos de Museologia no Brasil: desafios e perspectivas. Brasília: Ibram, 2018.
BULHÕES, Girlene Chagas. Museus para o esquecimento: seletividade e memórias silenciadas nas performances museais. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
CHAGAS, Mario de Souza. Imaginação museal: museu, memória e poder em Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
DANTAS, Ibarê. História da Casa de Sergipe (1912/2012). São Cristóvão: Editora da UFS, 2012.
FRAGATA, Thiago. Maria Thetis, museóloga sim! Divirta-se, Aracaju, Ano 1, n. 6, nov. 2009.
HEYMANN, Luciana Quillet. Cinquenta anos sem Vargas: reflexões acerca da construção de um “legado”. XXVIII Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, 2004.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, dez. 1993.
NUNES, Maria Thetis. O Brasil Nação, de Manoel Bonfim, na historiografia brasileira. Separata dos Anais da XVII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica (SBPH), 1997.
NUNES, Maria Thetis. Horácio Hora, o esquecido pintor ro¬mântico. Gazeta de Sergipe, Aracaju, 17 set. 1974.
NUNES, Maria Thetis. Levemos a cultura ao povo. A Cruzada, Aracaju, 4 maio 1968.
NUNES, Maria Thetis. Minha experiência na Argentina. A Tarde, Aracaju, 11 dez. 1965.
OLIVEIRA, João Paulo Gama. Fundo Maria Thetis Nunes – Arquivo do IHGSE. Texto de apresentação do Catálogo, Ara¬caju, 2014.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
SÁ, Antônio Fernando de Araújo. O Centenário de Maria Thetis Nunes (1923/2009). Jornal do Dia, Aracaju, 3 maio 2023.
SÁ, Ivan Coelho de. Matrizes do pensamento museológico de Gustavo Barroso. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2018.
SÁ, Ivan Coelho de. História e Memória do Curso de Museologia: do MHN à Unirio. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 39, p. 10-42, 2007.
SÁ, Ivan Coelho de Sá; SIQUEIRA, Graciele Karine. Curso de Museus – MHN, 1932-1978: alunos, graduandos e atuação profissional. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.
SANDES, Noé Freire. A invenção da nação: entre a Monarquia e a República. 2 ed. Goiânia: Editora da UFG, 2011.
SANTOS, Maria Nely. Professora Thetis: uma vida. Aracaju: Gráfica Pontual, 1999.
SEOANE, Raquel Villagrán Reimão Mello. A reforma de 1944 do Curso de Museus – MHN e o perfil do conservador de museus na Era Vargas: os reflexos da política nacionalista e as transformações na área dos museus. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
VALLADARES, José. Museus para o povo: um estudo sobre museus americanos. Salvador: Museu do Estado da Bahia, 1946.