MADEIRAS SERRADAS EMPREGADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL HABITACIONAL DO MUNICÍPIO DE RIBEIRA DO POMBAL-BA

Autores/as

  • DRÁUZIO CORREIA GAMA Graduando do curso de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais, Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondom, s/n, Jardim Rosa Elze. São Cristóvão, SE, Brasil. CEP 49100-000.
  • JANISSON BATISTA DE JESUS Engenheiro Florestal, Professor da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança-BA, Mestrado em Agricultura e Biodiversidade, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Ciências Florestais, Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, Av. Marechal Rondom, s/n, Jardim Rosa Elze. São Cristóvão, SE, Brasil. CEP 49100-000.
  • JENIFFER SILVA BONFIM Centro Tecnológico de Ensino Profissionalizante do Território Semiárido Nordeste II – CETEP II, Rua José Domingos Silva Neto, nº 01, Ribeira do Pombal-BA CEP 48400-000.
  • MELQUISEDEQUE SOUZA MENEZES Centro Tecnológico de Ensino Profissionalizante do Território Semiárido Nordeste II – CETEP II, Rua José Domingos Silva Neto, nº 01, Ribeira do Pombal-BA CEP 48400-000.
  • DEISE AMARAL DE DEUS Professora Doutora de Ciência e Tecnologia da Madeira, Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501 - Terra Firme, Belém - PA, CEP 66077-830.

Resumen

A madeira é um dos recursos naturais mais utilizados pelo homem, principalmente para atender o ramo da construção civil. Seja por questões de segurança ou para garantir que a madeira na construção civil atenda os resultados pretendidos de uma obra, normas técnicas são elaboradas para garantir a padronização de peças serradas e nortear o comercio de madeira serrada. Neste sentido, o presente estudo foi realizado com o objetivo de fazer um diagnóstico das madeiras serradas empregadas na construção de habitações no município de Ribeira do Pombal-BA, identificando a origem da madeira utilizada no município e a padronização das peças serradas segundo as normas técnicas estabelecidas pela ABNT. O trabalho foi realizado no município de Ribeira do Pombal-BA, no período de agosto a outubro de 2015dade de São Paulo, SP. Foram visitadas empresas distribuidoras de madeiras serradas da cidade, em geral lojas especializadas ou de materiais de construção, sendo as informações coletadas por meio de questionários. Foi identificado que as peças comercializadas eram principalmente viga, ripão (caibro), tábua, ripa, estronco e barrote, sendo que em todas as peças foi observado alguma desconformidade com as normas técnicas. Quanto à origem da madeira quase todas as espécies comercializada no município, foram oriundas do Estado do Pará.

Publicado

2016-10-21

Número

Sección

Artigo (Original, Técnico, Revisão)