ANÁLISE DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES-FECAIS EM DIFERENTES PONTOS DA SUB-BACIA DO RIO POXIM-SERGIPE, BRASIL

Autores/as

  • Quezia dos Santos Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Charlles Myller Santana Machado Universidade Federal de Sergipe
  • Lucas Otávio Guimarães Moura Universidade Federal de Sergipe
  • Fellipe dos Santos Lima Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Poluição, Bioindicadores, Saúde Pública

Resumen

A sub-bacia hidrográfica do rio Poxim está situada a leste do Estado de Sergipe e seus recursos hídricos têm sofrido intensa degradação antrópica. Tais ações podem refletir diretamente na população que fazem uso direto e ou indireto das águas sem as devidas condições sanitárias. Uma das formas de se avaliar a qualidade da água é através da análise de coliformes, microorganismos bioindicadores da possível presença de patógenos. O presente trabalho objetivou analisar os níveis de coliformes totais e termotolerantes-fecais ao longo do rio Poxim, um dos principais rios responsáveis pelo abastecimento da cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe. Foi observado contaminação em todos os pontos de coleta e significante crescimento entre a nascente e a foz. Esses resultados contribuem para o entendimento da situação atual do rio e para o desenvolvimento de ações futuras quanto ao investimento em saneamento básico, restauração da qualidade da água e manutenção dos ecossistemas aquáticos.

Biografía del autor/a

Quezia dos Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Ciências Biológicas-Bacharelado, pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Trabalhei durante três anos (2013,2014,2015) na área de Biotecnologia em Produtos Naturais, com projetos de pesquisa envolvendo Ciências Biológicas e Saúde. Sub-área do Conhecimento Farmacognosia com especialidade em Mutagênese em tecidos vegetais. Também atuei na área de Ecologia, na função de monitora pelo laboratório de Ecotoxicologia e Ecologia de Ecossistemas Costeiros (2016).

Charlles Myller Santana Machado, Universidade Federal de Sergipe

Charlles Myller Santana Machado Graduando no Curso Ciência Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Estagiário do Laboratório de Cordados na área de Herpetologia, Departamento de Biologia (DBI), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Universidade Federal de Sergipe.

Lucas Otávio Guimarães Moura, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura plena pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) participou de projetos tanto na área de pesquisa como educacional. Foi estagiário do laboratório de cordados da UFS, onde auxiliou dois mestrandos na área de Herpetologia, o que lhe rendeu um trabalho publicado em revista internacional. Como educador foi membro do projeto Ecologia Marinha na Escola (EMANE), onde pôde trabalhar com alunos de escolas estaduais e crianças de comunidades costeiras, ministrando aulas e aplicando oficinas ecopedagógicas. Tal trabalho rendeu-lhe uma premiação no 3º Encontro de Iniciação à Extensão promovido pela UFS. Como trabalho mais recente, foi professor estagiário do colégio Pio X, ministrando aulas práticas para alunos do ensino médio.

Fellipe dos Santos Lima, Universidade Federal de Sergipe

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Alimentos pelo Instituto Federal de Sergipe (2014) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Estadual Atheneu Sergipense (2010) .

Publicado

2019-01-26

Número

Sección

Artigo (Original, Técnico, Revisão)