Análise econômico-financeira da construção de tanques circulares para a aquicultura em sistema de circulação de água
DOI:
https://doi.org/10.2312/Actafish.2018.6.1.50-60Palavras-chave:
custos, tanques, aquicultura, sistema, circulação.Resumo
Entendendo a realidade do nordeste brasileiro quanto à escassez de água e a demanda de produção de alimentos, o desenvolvimento de aquicultura em sistema fechado com sistema de circulação de água se apresenta com alternativa concreta para a produção de pescado com menor custo, uso racional de água, diminuição do aporte de resíduos, transformação dos detritos em fertilizantes para agricultura e edificações de tanques de menor custo do que os convencionais viveiros escavados e tanques-rede. Nesse contexto o trabalho atou com o método hipotético-dedutivo, experimentação e o uso de técnicas econométricas para analisar os custos e a viabilidade econômico-financeira da construção de tanques e desenvolvimento de aquicultura em sistema de circulação de água.
Os maiores custos de produção foram de construção das estruturas de cultivo que variaram de 18% (lona) a 30% (placas) do total do empreendimento. A ração flutuou entre 26% a 29% das inversões totais e a mão de obra se apresentou como o terceiro maior custo, porém o de forma se apresentou 5% mais barato, em função da redução de 3 dias de força de trabalho ao longo de sua montagem. Só foram encontrados ILs positivos para os tanques de placas e forma de concreto com índices bem superiores a taxa Selic. Os tanques de lona e piscina se mostraram inviáveis em todos os indicadores analisados e os de placa e forma de concreto, viáveis economicamente. O equipamento de forma de concreto mostrou maior valor da TIR (38%) e VAL/VLP (R$ 38.189,53) e consequentemente, melhor atratividade econômico-financeira.
Referências
Furlaneto, F. P. B.; Esperancini, M. S. T. Estudo da viabilidade econômica de projetos de implantação de piscicultura em viveiros escavados. Informações Econômicas. n.2, p. 5-11, v.39. 2009.
Helfrich, L. A.; Libey, G. Fish Farming in Recirculating Aquaculture Systems (RAS). Disponível em: <http://www.aces.edu/dept/fisheries/aquaculture/documents/recirculatingVT.pdf>. Acesso em: 07/09/2015.
Kubitza, F. Sistemas de Recirculação: Sistemas fechados com tratamento e reuso da água. Panorama da Aquicultura. Maio/junho, p 15-22. 2006.
Lazzarini Neto, S. Controle da produção e custos. São Paulo: SDF Editores, 1995.
Lopes, J. C. O. Técnico em Agropecuária – Piscicultura. EDUFPI, Piauí. 80p. 2012.
Martins, C.I.M.; Eding, E.H.; Verdegem, M.C.J.; Heinsbroek, L.T.N.; Schneider, O.; Blancheton, J.P.; Orbcastel, E. R.; Verreth, J.A.J. New developments in recirculating aquaculture systems in Europe: A perspective on environmental sustainability. Aquacultural Engineering Volume 43, Issue 3, November 2010, Pages 83–93.
Ministério Da Pesca E Aquicultura-MPA. Boletim estatístico da pesca e aquicultura. Brasília: MPA, 2011. p. 60.
OLIVEIRA, R. C. O panorama da aquicultura no Brasil: a prática com foco na Sustentabilidade. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, v.2, n. 1. 2009.
Organização Das Nações Unidas Para A Agricultura E A Alimentação- FAO. O estado mundial da pesca e aquicultura. 2014. p.272.
Sabbag, O.J; Rozales, R. Dos R; Tarsitana, M.A.A; Silveira, A.N. Análise econômica da produção de tilápias (Oreochromis niloticus) em um modelo de propriedade associativista em Ilha Solteira/SP. Custos e Agronegócio. v. 3, n. 2, p. 86-100. 2007.
Seijo, J.C.; Defeo, O.; Salas, S. Bioeconomía pesquera. Teoría, modelación y manejo. FAO Documento Técnico de Pesca. No. 368. Roma, FAO. 1997. 176p.
Vitela, M. C.; Araújo, K. D.; Machado, L. S.; Machado, M. R. R. Análise da viabilidade econômico-financeira de projeto de piscicultura em tanques escavados. Custos e Agronegócio. n. 3, p. 154-173, v. 9. 2013. Disponível em: < http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero3v9/piscicultura.pdf> Acesso em: 24/10/2015.
Zhang, S.Y; Wu H.B.; Liu, X. G.; Tao, Y.H; Liu, H. An integrated recirculating aquaculture system (RAS) for land-based fish farming: The effects on water quality and fish production. Aquacultural Engineering, volume 45, Issue 3, November 2011, Pages 93–102.Jones (2011).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).