IDENTIDADE CULTURAL SOB UMA PERSPECTIVA FÍLMICA: CINEMA E INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v7n14p202-222

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a utilização do cinema como fonte histórica. Para tanto, resgata o caráter interdisciplinar que a análise fílmica possibilita, buscando novos instrumentos de interpretação social. Sob essa perspectiva, a pesquisa encarrega-se de interpretar o modo como a cultura rural foi representada a partir da produção fílmica de Mazzaropi. Desse modo, abre-se um leque de possibilidades investigativas, visto que nesses filmes temas como identidade; migração; dicotomia entre campo/ cidade e relação entre tradição/ modernidade são recorrentes. Além disso, o trabalho não se limita à interpretação fílmica apenas, mas também nas críticas especializadas e na bibliografia.

 

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Biografia do Autor

Thaís Valvano, Universidade de São Paulo

Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo, mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em história pela Universidade Federal Fluminense

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Publicado

01-03-2020

Como Citar

VALVANO, Thaís. IDENTIDADE CULTURAL SOB UMA PERSPECTIVA FÍLMICA: CINEMA E INTERDISCIPLINARIDADE. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 7, n. 14, p. 202–222, 2020. DOI: 10.21665/2318-3888.v7n14p202-222. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/11308. Acesso em: 22 dez. 2024.