IDENTIDADE CULTURAL SOB UMA PERSPECTIVA FÍLMICA: CINEMA E INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v7n14p202-222Abstract
Este trabalho tem como objetivo investigar a utilização do cinema como fonte histórica. Para tanto, resgata o caráter interdisciplinar que a análise fílmica possibilita, buscando novos instrumentos de interpretação social. Sob essa perspectiva, a pesquisa encarrega-se de interpretar o modo como a cultura rural foi representada a partir da produção fílmica de Mazzaropi. Desse modo, abre-se um leque de possibilidades investigativas, visto que nesses filmes temas como identidade; migração; dicotomia entre campo/ cidade e relação entre tradição/ modernidade são recorrentes. Além disso, o trabalho não se limita à interpretação fílmica apenas, mas também nas críticas especializadas e na bibliografia.
Downloads
References
BARSALINI, Glauco. Mazzaropi: O Jeca do Brasil. Campinas: Átomo, 2002.
CANCLINI, Nelson. Culturas Híbridas. – Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. 4ª Ed. São Paulo: Edusp, 2006.
ESCOBAR, Arturo. La invención del Tercer Mundo - Construcción y deconstrucción del desarrollo. Caracas, Venezuela 2007.
FASSONI, Orlando. “Sai de baixo, Mazzaropi”. Folha de São Paulo, 1977.
FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, J., NORA, P. (Orgs.). História: novos objetos. Trad.: Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.
FRESSATO, Soleni. Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi. Salvador: EDUFBA, 2011.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagem. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan.-jun. 2006.
LAGNY, Michèle. “O Cinema como fonte da história”. Apud. Fressato, S. Nóvoa, J. Feigelson, K. Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador, São Paulo: EDUFA/Editora UNESP, 2009.
LE GOFF, Jacques. L’histoire nouvelle. In: LE GOFF, J. et al. (Orgs.). Les Encyclopédies du Savoir Moderne – La Nouvelle Histoire. Paris: CEPL, 1978.
_________________. História. In: ROMANO, R. (Org.). Enciclopédia Einaudi, Memória – História. [S.l.]: Imprensa Nacional/Casa da Moeda. v. 1, p. 158-259, 1984.
MORETTIN, Eduardo. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, p. 11-42. Editora UFPR, 2003.
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 5ºed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
RODRIGUES, Marly. O Brasil na década de 1950. 3ed. São Paulo: Memórias, 2010.
ROSENSTONE, Robert. The Historical Film as Real History. Film-Historia, Vol. V, No.1. p 5-23, 1995.
SANTIAGO, Francisco. Cinema e historiografia: trajetória de um objeto historiográfico (1971-2010). História da historiografia, nº8. . p. 151-173. Ouro Preto, 2012.
SIMONARD, Pedro. Origens do cinema novo: a cultura política dos anos 50 até 1964.
Revista achegas.net, n. 9, jul. 2003.
TOLENTINO, Célia. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Editora Unesp , 2001.
VENTURA, Roberto. Estilo tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil (1870-1914) São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
TAVARES, Zulmira R. De pernas pro ar. Jornal Movimento 5 de abril de 1976.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors grant Ambivalências magazine all copyrights relating to the published works. The concepts expressed in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.