A IDENTIDADE DO JORNALISMO E DO JORNALISTA

ANÁLISE DA CAMPANHA “FATOS E PESSOAS” DA REDE GLOBO

Autores

  • Josué Ferreira Gomes Universidade Federal de Roraima
  • Tatiane Hilgemberg Figueiredo Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v10n20p140-177

Resumo

O jornalismo precisou se reinventar na pandemia da Covid-19 e deu aos profissionais da imprensa um dos maiores desafios, até agora, das últimas duas décadas. Este artigo busca analisar a narrativa da campanha “Fatos e Pessoas” criada pela Rede Globo e exibida no Jornal Nacional, observando a constituição de uma identidade para os jornalistas que fazem parte da cobertura da crise sanitária visando sensibilizar os telespectadores sobre o trabalho midiático, reposicionando uma identidade jornalística em meio a constantes ataques aos comunicadores, liderados pelo presidente Jair Bolsonaro. Concluímos que a campanha não apenas buscou dar lugar de prestígio ao jornalismo, mas humanizar o contexto pessoal dos profissionais, enaltecendo os elos familiares e aproximando a realidade dos repórteres com as pessoas que estavam em casa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Hilgemberg Figueiredo , Universidade Federal de Roraima

Professora e pesquisadora no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto/Portugal. Especialista em Gestão do Esporte pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

05-05-2023

Como Citar

FERREIRA GOMES, Josué; HILGEMBERG FIGUEIREDO , Tatiane. A IDENTIDADE DO JORNALISMO E DO JORNALISTA: ANÁLISE DA CAMPANHA “FATOS E PESSOAS” DA REDE GLOBO . Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 10, n. 20, p. 140–177, 2023. DOI: 10.21665/2318-3888.v10n20p140-177. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/18381. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: “A imagem e a disseminação do conhecimento em humanidades e artes"